CAMPANHA. Fabiano assina, em encontro na OAB de SM, compromisso público para o combate à corrupção
Por GABRIEL GABARDO (texto) e THASSIANI PORTO (foto), da Assessoria de Imprensa da Coligação
“O prefeito é o servidor público número um. Tem que servir à população, e não se servir do poder como infelizmente temos visto no nosso país”. Fabiano Pereira, candidato a prefeito da Coligação Santa Maria Que Olha Para Frente, emitiu a opinião em encontro com Comissão de Combate à Corrupção da OAB/SM, na tarde desta segunda-feira (26). Fabiano assinou um termo de Compromisso Público para aumentar a transparência da administração pública municipal caso seja eleito prefeito, além de adotar medidas de combate à corrupção.
Uma das ações propostas no termo, recebido das mãos do presidente da comissão, o advogado Ricardo Coelho, é a criação de um Conselho de Ética Pública, composto por cidadãos. “No novo ciclo que precisamos criar na política, o patrão tem que assumir o seu papel. E quem é o patrão dos governantes? É o povo, que paga seus salários. A participação e a fiscalização, por parte da população, são fundamentais para evitar a corrupção”, afirmou Fabiano.
O candidato lembrou ainda algumas propostas de transparência previstas em seu programa de governo, como um aplicativo de celular que contenha o Orçamento Digital e todas as informações atualizadas sobre os gastos da prefeitura: “É algo possível, fácil e barato de fazer, como existe em outras cidades, e permite que o cidadão controle a prefeitura da palma da sua mão”.
NOS BAIRROS
Mais tarde, Fabiano e a candidata a vice, Magali Marques da Rocha, realizaram caminhadas em várias regiões da cidade e conversaram com moradores da Nova Santa Marta, Santa Marta, Caramelo, Vila Floresta, Vila Canário, Sarandi e Jardim Progresso. Em cada casa, a acolhida para uma boa conversa sobre os compromissos assumidos por Fabiano e Magali para Santa Maria. “É fantástica a receptividade em todos os lugares que passamos. As pessoas querem gente nova na prefeitura, gente que pode fazer mais com trabalho sério e mãos limpas”, afirmou Fabiano.
O Fabiano está mais para PT do que para o governo de oito anos do PMDB atual. O discurso e as propostas dele são semelhantes ao do Valdeci. É complicado se “descolar” da bíblia que rezava, em tão pouco tempo. Os que querem um PT ou Valdeci “revigorado”, vão votar nele.
Alguns candidatos não entendem que estao representando um governo de 8 anos, que de novo não tem nada.