NÃO CUSTA LEMBRAR. Por inviável, a transformação da UPA em Pronto Socorro virou somente uma ideia
Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 15 de novembro de 2015, domingo:
“SAÚDE. Na falta de um Pronto Socorro Regional, se debate a transformação da UPA. Mas, e como seria?
A ideia até pode ser boa, se pode depreender da opinião de todos. Mas o principal problema, ao que tudo indica, continuará do mesmo tamanho. Isto é, o financiamento. O troco. A bufunfa. Os caraminguás necessários à implementação. Isso significa que não se deve discutir o tema? Claro que não. Nesse sentido, é interessante saber como poderia haver a transformação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local em Regional.
De todo modo, parece que esse será um dos temas para o prefeito Cezar Schirmer, que estará em Brasília na próxima semana. Mas, especificamente sobre a UPA Regional, vale conferir o material publicado neste final de semana pelo jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com fotos de Gabriel Haesbaert(UPA) e Arquivo (secretária). A seguir:
“E se a UPA fosse um PA Regional?…
… Antes é preciso deixar bem claro. Trata-se de uma proposta e não de um projeto em fase de elaboração. O assunto está no âmbito da discussão entre os gestores da saúde regional, mas tomou corpo durante a…”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, ficou apenas na ideia jogada ao ar. Até porque persiste o principal problema, que inviabiliza qualquer coisa na área da saúde: quem vai pagar a conta?
Pois é, sobram ideias… Falta a “bufunfa”