CIDADE. Prefeitura quer usar recursos da venda do prédio da USE para qualificar o atendimento à Saúde
Daqui a poucos minutos você terá, no site, informações maiores sobre o pronunciamento do prefeito Jorge Pozzobom, na tarde passada, na abertura do ano legislativo, na Câmara.
Mas aqui antecipamos uma informação relevante. O Executivo protocolou projeto de lei que, se aprovado pelos vereadores, determinará que os recursos resultantes da venda da antiga sede da União Santa-mariense de Estudantes (USE), no final da rua do Acampamento, sejam utilizados exclusivamente para bancar a “ampliação de serviços” em saúde pública.
Abaixo você tem, respectivamente, a íntegra do projeto protocolado na Câmara e a Justificativa à proposta que será debatida pelos edis. A foto é de Gabriel Haesbaert, do arquivo do jornal A Razão. Acompanhe:
“PROJETO DE LEI No _________/EXECUTIVO
Altera a Lei no 6108, de 28 de dezembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar um imóvel de sua propriedade.
Art. 1o Altera o art. 3o da Lei Municipal no 6108, de 28 de dezembro de 2016, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 3o O valor arrecadado com a alienação do bem será destinado a aquisição ou ampliação de imóveis destinados especificamente para unidades básicas e secundárias de saúde.” (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.”
“JUSTIFICATIVA
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
O presente Projeto de Lei justifica-se considerando a prioridade no atendimento ao serviço da saúde, no Município de Santa Maria, de modo que entende esse Executivo que é latente a necessidade de vincular o valor arrecadado na alienação do referido bem imóvel à aquisição ou ampliação de instalações dos serviços de saúde. Aprovada tal medida, estar-se-á garantindo mudanças significativas tanto nos serviços de atenção primária quanto na atenção especializada, a qual mesmo sendo atribuição do Estado, acaba sendo, em grande parte, abarcada pelo Município, com vistas a manter o atendimento à população, finalidade maior da gestão pública.
Além disso, é importante destacar que todas as melhorias estruturais, como ampliação ou ainda aquisição de novas estruturas para a saúde, terão direta influência na qualidade do atendimento prestado ao cidadão, sendo, portanto, investimento e garantia ao direito fundamental à saúde.
Santa Maria, 20 de fevereiro de 2017.
Jorge Cladistone Pozzobom
Prefeito Municipal”
Ótimo., senhor prefeito. Ótimo que o montante da venda se aplique em situações de saúde.
Mas vai tirar de onde os milhões para comprar o prédio da Kiss? Parece que está tapando um santo para destapar outro.
Não conheço esse prédio, mas se estiver em boas condições, não poderia ser usado com melhorias pontuais (e mais barato) para fazer o memorial para os envolvidos na Kiss?