Economia

FEISMA 2010 (12). Monumento “O Idealista”, uma das atrações da Multifeira

POR Liciane Brun e Letícia Sarturi Isaía, com foto de Maiara Bersch

Há 32 anos, um grupo de idealizadores plantou uma semente em Santa Maria. O que tinha por objetivo mostrar as potencialidades locais prosperou e traz, na sua 25ª edição, um símbolo de dez metros em homenagem às pessoas visionárias que fizeram e que fazem a cidade prosperar. Enfeitando o pátio da 25ª FEISMA está o Idealista.

Monumento homenageia os visionários que fizeram e fazem a cidade prosperar

A obra escultural do artista plástico Juan Amoretti representa o ser humano que não cansa de buscar o sol. Ela foi inspirada no personagem da mitologia grega, Ícaro, um jovem que tentou alcançar o sol com asas feitas de cera. A ideia inicial nasceu sobre um tema desenvolvido em 1988, “Reflexões sobre o sonho de Icaro”.

Conforme Amoretti, a escultura transforma a mitologia em algo próximo à realidade humana. Apesar de Icaro ser jogado ao mar após ter as asas derretidas pelo calor do sol, o artista plástico explica que a queda não é uma derrota. “Sempre devemos nos erguer após uma queda”, comenta. 

Nesse sentido, o sol que o Idealista traz nas mãos representa os objetivos que queremos alcançar, e as asas são o símbolo da inquietação humana para buscar a concretização dos objetivos.

Ao final da feira, o Idealista será instalado na rótula da Avenida Osvaldo Cruz. (Assessoria de Imprensa – FEISMA Multifeira de Santa Maria)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Ou a matéria está enganada sobre o mito de Ícaro ou o artista. Porém, acredito que ambos. As asas foram feitas de penas e cera. Ícaro despencou dos céus, não foi atirado ao mar. O mito remete à hybris, castigo dos deuses, devido à arrogância e desobediência de Ícaro que ousou ir além de sua capacidade humana, desrespeitando os conselhos de seu pai, Dédalo, ao igualar-se aos deuses. Nada tem com “cair e levantar”!!!

  2. Sinceramente?Não gostei!Tô cansado do Amoretti,podiam dar um pouco de espaço para outros,essa cidade tem mais gente com talento e muita criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo