SAÚDE. Unidades básicas não têm pediatras diz edil, que é médica. Para ela, a situação é de calamidade
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Reprodução), da Equipe do Site
A vereadora Deili Silva (PTB) afirmou na tribuna da Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira (25), que o município não possui nenhum pediatra em seus postos de saúde. A situação, segundo ela, é de calamidade pública.
“Não tem pediatras nos postos de saúde. Só existem pediatras na UPA e no Pronto-Atendimento do Patronato. Eu era a única pediatra ainda na rede básica, na unidade do Itararé, mas estou em processo de aposentadoria e me afastei da unidade”, explica.
Conforme a parlamentar, não é possível esperar por um concurso público e a contratação emergencial talvez seja uma solução. Ela também relata ter entrado em contato com o Hospital Universitário (HUSM) para buscar informações quanto a abertura do pronto-atendimento pediátrico da instituição.
“Porém, não é abertura do pronto-atendimento pediátrico do HUSM que vai resolver a questão. Estamos em uma situação de calamidade pública”, destacou.
Mensalmente, o PA do Patronato realiza em torno de 4 mil atendimentos pediátricos, enquanto que a UPA registra 3 mil e o HUSM cerca de 200.
Está se aposentando, dona Deili? Mas parece tão jovem.