CIDADE. Dois dias de Conferência Municipal para a discussão de questões relativas à Assistência Social
Por ANA BITTENCOURT (texto) e GIBRAN CARRAZZONI (arte), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Começa nesta quinta-feira (22), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento deste ano tem como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A conferência acontece no Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Unifra). As inscrições são limitadas a 200 vagas e podem ser feitas até às 22h desta quarta-feira (21), através do link https://conferencia2017.wordpress.com/inscricoes ou diretamente no local de realização do evento, das 8h às 9h.
A conferência, realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), encerra na sexta-feira (23) com a proposta de discutir e deliberar sobre políticas públicas para a Assistência Social (veja programação abaixo). Nos dias em que a Conferência Municipal de Assistência Social será realizada, não haverá expediente na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Pinheiro Machado, nº 2.553.
Estão convidados a participar todas as pessoas envolvidas na Política de Assistência Social do Município como profissionais da área, representantes governamentais e da sociedade civil (usuários e organizações de usuários, entidades representantes dos trabalhadores do SUAS, entidades ou organizações de Assistência Social), estudantes, convidados (parceiros da Política de Assistência Social indicados pelo CMAS) e participantes previamente inscritos e selecionados, segundo critérios estabelecidos pela organização do evento.
Durante a programação serão discutidos quatro eixos norteadores:
EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
EIXO 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
EIXO 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social tem apoio do Centro Universitário Fransciscano, do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS) e do Conselho Regional de Assistência Social (CRESS/RS – 10ª Região).
Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected].
PROGRAMAÇÃO
22 de junho de 2017 (manhã e tarde)
8h às 9h – Credenciamento
9h – Abertura com momento cultural
10h15min – Coffee break
10h45min – Leitura do regimento
Intervalo
13h30min – Mesa redonda de discussão dos eixos norteadores da conferência:
Participantes: Berenice Rojas Couto (assistente social e professora da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC/RS); Agnaldo Engel Kenevitz (assistente social e presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/RS) e representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS).
15h30min – Coffee break
16h10min – Retorno dos trabalhos
17h30min – Encerramento
23 de junho de 2017
8h – Momento cultural
8h45min – Início dos trabalhos em grupo
10h – Coffee break
10h30min – Retorno dos trabalhos em grupo
Intervalo
13h30min – Plenária Final
15h30min – Coffee break
16h10min – Retorno dos trabalhos
18h – Encerramento
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.