POUPA TEMPO. Vereadores querem detalhes sobre o Programa e papeiam com vice-prefeito e secretário
Por MATEUS AZEVEDO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão Especial formada para acompanhar, fiscalizar e sugerir melhorias na emissão de alvarás em Santa Maria reuniu-se com o vice-prefeito, Sergio Cechim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Sadi Falk, e o assessor superior de Relações Legislativas, Paulo Airton Denardin, para acompanhar a elaboração da legislação de criação do Poupa Tempo, órgão que, segundo o Poder Executivo, irá agilizar a emissão de alvarás. A comissão também obteve informações sobre andamento das contratações de profissionais para a área.
A principal preocupação dos vereadores Luciano Guerra (presidente) e Alexandre Vargas (vice-presidente), integrantes da comissão, é com relação à transparência e agilidade na emissão dos alvarás. Na oportunidade, os vereadores encaminharam várias sugestões ao secretário Everton Falk. Luciano Guerra destacou a importância do acompanhamento do protocolo, em todas suas etapas, pelo cidadão. “O que nós queremos é o protocolo único”, manifestou o parlamentar.
O vice-prefeito transcorreu sobre algumas ações tomadas pela Prefeitura para melhorar o serviço, além de considerar alguns gargalos históricos. Ele relatou que, em um curto período, o projeto de criação do Poupa Tempo será apresentado aos parlamentares. “Com certeza, o palco em que nós vamos apresentar é lá”, adiantou. Cechim informou que aproximadamente 10 profissionais, nos próximos dias, estarão atuando na regularização de alvarás e na análise de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), emendas parlamentares e recursos estaduais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação reconheceu a importância de melhorar o serviço. “O que nós precisamos, em Santa Maria, é eficiência e eficácia”. Falk afirmou que a intenção do Poder Executivo é reunir todos órgãos responsáveis pela emissão de alvarás no prédio do Centro Administrativo, para facilitar o acesso dos contribuintes, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pela comissão, em 2016. “Não posso deixar de reforçar que o que nós estamos fazendo hoje, começou com vocês”.
O presidente da comissão acredita que, nos próximos dias, a Prefeitura apresentará a minuta do projeto de criação do Poupa Tempo à Câmara de Vereadores. Segundo Guerra, o próximo passo da comissão será visitar o Corpo de Bombeiros, para acompanhar o tempo de tramitação dos alvarás na instituição. “Não adianta agilizar na Prefeitura e trancar no Corpo de Bombeiros. Têm que estarem em sintonia”, encerra.
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Ficou mais parecido com atividade parlamentar. Diferente de certas pirotecnias eleitorais de certos futuro-candidatos. CV poderia reservar um tempo para pensar a cidade a longo prazo, não deixar tudo na mão do executivo.