TRANSPORTE. Se depender de vereador do PP, os aplicativos como Uber e afins não virão a Santa Maria
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/arquivo), da Equipe do Site
No que depender do vereador Vanderlei Araújo (PP), serviços do tipo Uber serão proibidos em Santa Maria. O parlamentar apresentou o Projeto de Sugestão 0025/2017 que visa proibir o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte de passageiros.
A proposta do progressista também objetiva proibir a associação entre empresas administradoras de aplicativos e estabelecimentos comerciais para o transporte de passageiros.
“Esse é um pedido dos taxistas que querem uma lei vetando uma futura regulamentação destes aplicativos”, explica Araújo.
O vereador também destaca que os aplicativos não pagam impostos, configurando-se em uma concorrência desleal. Para Araújo, é preciso privilegiar quem atua de forma legal.
Caso a proposta venha a ser aprovada (na hipótese de a Prefeitura acatar a ideia e apresentar o projeto), os motoristas que forem pegos usando os aplicativos no transporte de passageiro individual terão o veículo apreendido, pagarão os custos com a remoção e ainda terão que arcar com uma multa de mil Unidades Financeira Municipal (UFM’s), o que corresponde a R$ 25.830,00.
CLIQUE AQUI e acesse a proposta, na íntegra.
Comissão especial
Na terça (27) passada, após protesto dos taxistas em frente à Câmara quanto ao aplicativo Garupa App, os parlamentares criaram uma comissão especial para fiscalizar a concorrência ilegal dos carros executivos e aplicativos de transporte individual em relação aos táxis. São membros da iniciativa os vereadores Luci – Tia da Moto (PDT), Daniel Diniz (PT) e Juliano Soares – Juba (PSDB).
UBER e afins não pagam impostos porque a atividade não é regulamentada. E os táxis? Na troca de automóvel não pagam IPI e nem ICMS. Também não pagam IPVA. Pagam uma taxa fixa de ISSQN durante o ano, era R$81,25 por carro, deve ter sido atualizado, mas digamos que sejam 100 pila. Outro problema da proposta: “os motoristas que forem pegos”. Ou seja, de vez em quando pegam alguém e acabam com a vida do sujeito só para dizer que estão fiscalizando. Mostra a racionalidade da coisa.
Vanderlei Araújo (PP), 2518 votos. Programa do partido citado: “transferência para a iniciativa privada de toda e qualquer atividade econômica desempenhada pelo Estado, por meio de processos transparentes, e mediante avaliações que determinem preços justos e que não resultem na formação de monopólios ou oligopólios privados”; “a defesa da livre iniciativa, com o fortalecimento da empresa privada”. Tem mais, mas é bom não alongar. Conclusão: não conhece nem o programa do próprio partido. Conclusão: é necessário inforamar o diretório estadual, o diretório municipal do PP de Santa Maria está acéfalo.
Poderia comentar como os demais, deveria, mas hoje acordei de bom humor: vereadores! consultem quem os senhores julgam terem votados em vocês.
Não escutem apenas uma classe, a dos motoristas, consultem usuários.
Bom humor passando… concordo com Jorge e Gordo. Alguém reclamou? Sou contra! Fácil ser vereador em SM.
Quando você quiser criar um problema, consulte a Câmara de Vereadores !!!! Santa Maria, a cidade que não anda !!!
Viva o tempo das cavernas!!
Estou muito contente com a real expectativa da decretação do fim do uso da energia elétrica e da volta dos lampiões!!