LUNETA ELETRÔNICA. O saldo na nova cruzada em Brasília, custo de vida, Feisma e reingresso na UFSM
Por Maiquel Rosauro
* Os vereadores Adamar Pozzobom (PSDB), Francisco Harrisson (PMDB) e Vanderlei Araujo (PP) passaram três dias em Brasília, esta semana, em busca de recursos para Santa Maria. As assessorias do tucano e do peemedebista enviaram notas à imprensa relatando a viagem.
* Para Admar, a cruzada por diversos gabinetes foi proveitosa porque possibilitou o apoio de deputados e senadores em áreas deficitárias de Santa Maria, mais precisamente com relação à obra de duplicação da ERS-509, que espera ser retomada em breve.
* Já Harrisson destacou que a busca por recursos é uma obrigação dos vereadores, que precisam abrir o diálogo e contar com o apoio de autoridades federais.
* “Do Ministério do Desenvolvimento Social, tivemos a promessa de, no ano que vem, trocar as quatro ambulâncias do Samu e também passamos a contar com a construção do CRAS Sul. O deputado Pedondi vai batalhar, junto ao Ministério do Turismo, para que Santa Maria realize o Natal do Coração, um evento importante para o nosso município, mas com falta de verbas”, disse o peemedebista.
* O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Ciências Econômicas da Unifra, apresentou deflação de -0,58% em setembro, ante +0,83% em agosto e -0,06% em julho.
* O resultado é motivado por altas bruscas no grupo transporte (subgrupo combustíveis). Em 2017, a inflação na cidade registra alta de 1,55% e nos últimos 12 meses, +2,71%.
* Falta menos de um mês para o início da 30ª edição da Feisma – Multifeira de Santa Maria. O evento será realizado entre os dias 11 e 19 de novembro, no Centro Desportivo Municipal (CDM).
* O diferencial deste ano será a volta do Salão do Automóvel, com a presença de concessionárias de Santa Maria.
* A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas até segunda-feira (16) para a seleção, via Edital de Ingresso e Reingresso, a seus cursos de graduação presenciais.
* Ao todo, são 1.228 vagas oferecidas em 64 cursos, distribuídos no campus sede e nos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. A taxa de inscrição é de R$ 37,00.
* Cada coordenação ou colegiado de curso define as regras para concorrência às vagas. Para mais informações, clique AQUI.
Saldo em promessas, óbvio. Não só os vereadores de SM frequentam BSB. ERS-509, também conhecida como “Faixa Velha de Camobi”? Aquela que era para ficar pronta em dois anos, mas “é possível perfeitamente terminar em um ano”? Aquela que tinha uma “comissão de notáveis” para “fiscalização/acompanhamento”? Lembrando sempre que a “notoriedade” na aldeia é muitas vezes herdada. Muitas vezes em termos biblicos: cabeça de ouro, pés de barro.