PROCON-SM. Prefeitura divulga ranking com as 30 de empresas que mais receberam reclamações em 2017
Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria
O Programa Municipal de Proteção ao Consumidor de Santa Maria (Procon/SM) divulgou, nessa terça-feira (31), o ranking parcial de empresas que mais receberam reclamações dos consumidores em 2017. O relatório contabiliza os meses de janeiro a outubro. Entre as primeiras colocadas estão prestadoras de serviços de internet, telefonia e energia elétrica, seguidas por uma empresa de TV por assinatura. No total, o ranking divulgado pelo Procon Municipal apresenta 30 empresas ou instituições.
No entanto, o Procon/SM destaca que, em média, 88% das situações alcança alguma solução através de acordos entre fornecedores e consumidores. De acordo com a coordenadora do órgão, Márcia Moro da Rocha, as queixas dos consumidores chegam ao Procon através do atendimento presencial ou pelo site www.consumidor.gov.br. A plataforma online é considerada um facilitador para soluções de conflitos nas relações de consumo.
O Procon Santa Maria fica localizado na Avenida Rio Branco, número 639 (térreo), esquina com a Rua Silva Jardim. O atendimento externo é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min (com distribuição de 40 fichas até às 12h). Nas terças e quintas, o atendimento é das 13h30min às 16h (com distribuição de fichas até as 15h30min).
Para mais informações, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (55) 3217-1286 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] (Ouvidoria).
RANKING PARCIAL DAS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS- 2017
FORNECEDOR | N° de Reclamações | |
1° | VIVO | 245 |
2° | OI | 235 |
3° | CLARO – EMBRATEL – NET | 213 |
4° | RGE – RIO GRANDE ENERGIA | 82 |
5° | SKY | 60 |
6° | TIM | 59 |
7° | ITAÚ | 55 |
8° | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 51 |
9° | CARREFOUR | 51 |
10° | MAGAZINE LUIZA | 50 |
11° | MOTOROLA | 44 |
12° | LOJAS COLOMBO | 43 |
13° | HIPERCARD | 41 |
14° | CREFISA | 33 |
15° | LOJAS QUERO-QUERO | 29 |
16° | CETELEM | 27 |
17° | BRADESCO | 26 |
18° | SAMSUNG | 25 |
19° | LUIZACRED | 23 |
20° | DELTASUL | 23 |
21° | PONTO FRIO | 22 |
22° | LOJAS RENNER | 20 |
23° | BANCO BMG | 19 |
24° | SANTANDER | 19 |
25° | BANRISUL | 19 |
26° | SENFF | 18 |
27° | BANCO DO BRASIL | 18 |
28° | LENOVO | 17 |
29° | LOJAS TAQI | 14 |
30° | BANCO PAN | 14 |
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.