CIDADANIA. Casos de racismo na UFSM viram tema para o debate também em Frente Parlamentar na AL
Por TIAGO MACHADO (com foto de Divulgação/AL), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) acionou a estrutura da Assembleia Legislativa para apoiar o enfrentamento aos casos de racismo registrados recentemente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conforme o deputado, na próxima quarta (6), uma comitiva de estudantes da UFSM, entre eles os que foram vítimas de ofensas de cunho racial, serão recebidos e ouvidos pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Jeferson Fernandes.
Além de encaminhar as denúncias à CCDH, o grupo vai produzir um relatório acerca dos fatos ocorridos na universidade para ser encaminhado ao senador Paulo Paim, que trabalha o tema do combate ao racismo no Congresso Nacional. As iniciativas foram definidas durante uma reunião de Valdeci com o acadêmico do Curso de Direito da UFSM, Elisandro Ferreira, uma das vítimas de manifestações de intolerância ocorridas na universidade.
POLÍCIA FEDERAL – Outra providência que será tomada pelo deputado será a de se reunir, ainda nesta semana, com o delegado da Polícia Federal de Santa Maria, Getúlio de Vargas, para prestar apoio às investigações. “São fatos inadmissíveis, são fatos que estão completamente fora de sintonia com o ambiente de diversidade, de pluralidade e de respeito às diferenças que impera na UFSM e são fatos que merecem uma rigorosa investigação por parte das autoridades de segurança pública”, afirmou.
UFSM – Coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, à Homofobia e a outras formas de Discriminação, Valdeci também ressaltou as iniciativas tomadas pela UFSM. “Houve uma imediata ação da instituição, que, dentro das suas prerrogativas, instaurou um procedimento administrativo investigativo e está acompanhando toda investigação da Polícia Federal. Além disso, foi reforçado e ampliado um conjunto de medidas concretas de enfrentamento ao racismo a curto, médio e longo prazo”, destacou ele.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.