SAUDE. Vereadores aprovam abono salarial para os agentes comunitários. No total, são 103 beneficiados
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site
O abono salarial de 103 agentes comunitários de saúde (AQUI) está garantido. A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou a proposta nessa terça-feira (19). Nos últimos anos, têm sido comum a peregrinação dos servidores para ter acesso ao benefício.
Conforme o Projeto de Lei 8623/2017, de autoria do Executivo, o incentivo financeiro é repassado pela Secretaria Estadual de Saúde, oriundo do Fundo Estadual de Saúde, tendo como base o exercício de 2016 (regrado pela Portaria nº 391, de 8 de novembro de 2016). A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, mas as críticas não passaram em branco.
De acordo com o líder da oposição, vereador Valdir Oliveira (PT), os agentes já deveriam ter recebido o benefício há meses.
“Não é justo os profissionais terem que fazer peregrinações para receber aquilo que é seu de direito. Precisamos resolver essa questão para não repetir este mesmo processo em 2018”, afirma Valdir.
Já o líder do governo, Manoel Badke – Maneco (DEM), explicou que o atraso no repasse deve-se à burocracia.
“Muitas vezes os trâmites e a burocracia são grandes. Esperamos que, no ano que vem, não demore até o fim do ano e que possamos construir juntos”, disse Maneco na tribuna.
O vereador Ovidio Mayer (PTB) foi outro que fez coro para que o problema seja solucionado de forma mais breve possível em 2018.
“Todo ano é a mesma angústia, a mesma procissão, procurando vereador de gabinete em gabinete e também a Prefeitura”, comentou o petebista.
O projeto foi protocolado no Legislativo nessa terça e todos os líderes de bancadas concordaram com sua inclusão na ordem do dia. Por fim, a proposta foi aprovada em sessão extraordinária. É esperado que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) sancione a iniciativa ainda nesta quarta-feira (20).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.