CIDADE. Prefeitura festeja emissão de 1.369 alvarás neste ano; um crescimento de 15% em relação a 2016
Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O ano de 2017 termina com dados positivos para a economia de Santa Maria. Comprometida em acelerar o crescimento do Município, com geração de emprego e renda, a Administração Municipal investiu fortemente na agilização de liberação de alvarás, o que possibilitou a ampliação de empreendimentos e, consequentemente, maior número de vagas de empregos nos diferentes setores. Somente neste ano, a Prefeitura emitiu 1.369 alvarás, 15% a mais se comparado com a mesma época do ano passado.
Com a certeza de que está no caminho certo para fortalecer a economia, o Governo segue trabalhando em projetos que desburocratizem a emissão dos documentos, como o Poupa Tempo Santa Maria, que está em fase final e deve ser lançado no início de 2018. Mas, enquanto a proposta não entra em vigor, outros números revelam o desenvolvimento da cidade e já adiantam o que se pode esperar para o futuro próximo.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o aumento do número de emissão de alvarás se deu por mudanças já implantadas nos processos e rotinas administrativas – e que serão incorporadas e melhoradas com o Poupa Tempo. Com essas transformações internas já pôde ser verificado o aumento de empregos na cidade. De janeiro a novembro de 2017, com mais empreendedores apostando na cidade e os setores já firmados confiantes nas propostas do Executivo, foram criados 1.285 novos empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o Caged, nestes 11 meses, o setor de Comércio foi o que mais abriu vagas, com 669 oportunidades. Logo em seguida vem o setor de Serviços, com 527; Indústria, que registrou 58 novas vagas; e Construção Civil, com 46.
“Essa evolução se deu porque buscamos ao longo do ano estratégias para ampliar estes números. Fizemos mudanças para a emissão de alvarás, e elas têm dado certo. Ainda precisamos melhorar a legislação, mas o Poupa Tempo vem para isso e, também, para reafirmar a confiança dos empreendedores no Município”, disse Falk.
Outro fator determinante para a maior liberação de alvarás, explica o secretário, foi a sinergia construída entre a Prefeitura e os profissionais que atuam nessa área, como os contadores e as imobiliárias do Município. Juntos, segundo Falk, foi possível construir estratégias para já desburocratizar os processos.
CAPACITAÇÕES E MERCADO DE TRABALHO
Certa de que pode contribuir ainda mais com esse desenvolvimento, a Prefeitura de Santa Maria investiu em 2017 em capacitações, proporcionando qualificação de pessoas e oportunizando que elas pudessem ingressar no mercado de trabalho. Foi assim na parceria firmada com a Sirtec Sistemas Elétricos, em que 27 jovens receberam treinamento e, destes, 14 já saíram empregados. Outro exemplo foi a parceria com a empresa Ávato, que abriu 40 vagas para jovens entre 16 a 24 anos que quisessem participar do programa “Talentos na Tecnologia”, que busca qualificação e atuação nas áreas de Atendimento, Relacionamento e Tecnologia no Município e na região.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.