EconomiaNegóciosPrefeituraTrabalho

CIDADE. Prefeitura festeja emissão de 1.369 alvarás neste ano; um crescimento de 15% em relação a 2016

Comércio foi o setor da economia que mais abriu vagas em Santa Maria durante 2017: foram 669 empregos criados de janeiro a novembro

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O ano de 2017 termina com dados positivos para a economia de Santa Maria. Comprometida em acelerar o crescimento do Município, com geração de emprego e renda, a Administração Municipal investiu fortemente na agilização de liberação de alvarás, o que possibilitou a ampliação de empreendimentos e, consequentemente, maior número de vagas de empregos nos diferentes setores. Somente neste ano, a Prefeitura emitiu 1.369 alvarás, 15% a mais se comparado com a mesma época do ano passado.

Com a certeza de que está no caminho certo para fortalecer a economia, o Governo segue trabalhando em projetos que desburocratizem a emissão dos documentos, como o Poupa Tempo Santa Maria, que está em fase final e deve ser lançado no início de 2018. Mas, enquanto a proposta não entra em vigor, outros números revelam o desenvolvimento da cidade e já adiantam o que se pode esperar para o futuro próximo.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o aumento do número de emissão de alvarás se deu por mudanças já implantadas nos processos e rotinas administrativas – e que serão incorporadas e melhoradas com o Poupa Tempo. Com essas transformações internas já pôde ser verificado o aumento de empregos na cidade. De janeiro a novembro de 2017, com mais empreendedores apostando na cidade e os setores já firmados confiantes nas propostas do Executivo, foram criados 1.285 novos empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o Caged, nestes 11 meses, o setor de Comércio foi o que mais abriu vagas, com 669 oportunidades. Logo em seguida vem o setor de Serviços, com 527; Indústria, que registrou 58 novas vagas; e Construção Civil, com 46.

“Essa evolução se deu porque buscamos ao longo do ano estratégias para ampliar estes números. Fizemos mudanças para a emissão de alvarás, e elas têm dado certo. Ainda precisamos melhorar a legislação, mas o Poupa Tempo vem para isso e, também, para reafirmar a confiança dos empreendedores no Município”, disse Falk.

Outro fator determinante para a maior liberação de alvarás, explica o secretário, foi a sinergia construída entre a Prefeitura e os profissionais que atuam nessa área, como os contadores e as imobiliárias do Município. Juntos, segundo Falk, foi possível construir estratégias para já desburocratizar os processos.

CAPACITAÇÕES E MERCADO DE TRABALHO

Certa de que pode contribuir ainda mais com esse desenvolvimento, a Prefeitura de Santa Maria investiu em 2017 em capacitações, proporcionando qualificação de pessoas e oportunizando que elas pudessem ingressar no mercado de trabalho. Foi assim na parceria firmada com a Sirtec Sistemas Elétricos, em que 27 jovens receberam treinamento e, destes, 14 já saíram empregados. Outro exemplo foi a parceria com a empresa Ávato, que abriu 40 vagas para jovens entre 16 a 24 anos que quisessem participar do programa “Talentos na Tecnologia”, que busca qualificação e atuação nas áreas de Atendimento, Relacionamento e Tecnologia no Município e na região.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo