LUNETA ELETRÔNICA. 19 anos da Santa Marta, 80 projetos na AL, edis e ‘taxa da luz’, Odir Tonelier, Lanterninha Aurélio
* O primeiro local a ser ocupado na antiga Fazenda Santa Marta comemora 19 anos nesta terça-feira. Foi lá, e naquele preciso momento, que começava a nascer o que hoje é o bairro Nova Santa Marta.
* Claro que há festa. Que é organizada pela presidente da Associação Comunitária 7 de Dezembro, e uma das primeiras ocupantes a fincar barracas na região, Maria de Fátima Gonçalves, exatamente no dia 7 de dezembro de 1991.
* O evento, marcado para iniciar às 8 e meia da noite, contará com a apresentação de grupos artísticos locais e homenagem aos atuais dirigentes das associações comunitárias de todas as vilas que fazem parte do bairro.
* A atividade comemorativa dos 19 anos ocorrerá na sede da Associação Comunitária da Vila 7 de Dezembro, na Quadra 7, rua 7, nº 30, na Vila 7 de Dezembro.
* Entre os convidados, o prefeito Cezar Schirmer e o deputado estadual eleito, Valdeci Oliveira (PT), um dos principais apoiadores aos ocupantes na época em que era vereador.
* O pedido da presidente eleita Dilma Rousseff, que requisitou a continuação em Brasília de Arno Augustin, o secretário do Tesouro Nacional, provocou mudança no primeiro escalão de Tarso Genro.
* O governador eleito, que convidara Augustin para comandar a Fazenda, será substituído por Odir Tonelier, economista e auditor externo do Tribunal de Contas do Estado.
* Aliás, Tonelier já fora o segundo de Augustin na secretaria da Fazenda à época de Olívio Dutra. E são da mesma corrente interna do PT, a Democracia Socialista – embora, disse Tarso, isso não foi determinante para a escolha.
* Há exatas 80 matérias em condições de ser votadas pela Assembléia. A definição sobre quantos e quais serão votados esta semana sai no final da manhã desta terça.
* Mas há um limitador: pelo menos nove dessas oito dezenas terão que, obrigatoriamente, ser apreciadas antes. São propostas que tramitam em regime de urgência e com prazo já vencido.
* Para citar apenas um deles, fiquemos com o 251/2010, que cria o Fundo Estadual de Defesa Civil do Estado.
* O edil Manoel Badke (DEM) e o suplente João Kaus (PMDB), papearam nesta segunda com diretores da AES Sul, na sede da empresa. Na pauta, a arrecadação da “taxa da luz” (a CIP), que estaria abaixo do inicialmente projetado pela Prefeitura.
* O dirigente da empresa, Hercules Negreiros, o troco é integralmente repassados à Prefeitura e não há perda nesse processo. Vai, inclusive um relatório que permite a auditoria sobre os valores.
* Badke, que achou positiva a conversa, solicitou à AES Sul o envio de um relatório com informações acerca da arrecdação mensal da empresa.
* A Comissão Provisória da CIP, presidida pelo demista, pretende agora realizar uma audiência pública, para após encaminhar o relatório final dos trabalhos.
* Para fechar, cultura: o feriado municipal de quarta impede a realização de sessão do Cineclube Lanterninha Aurélio.
* Na próxima semana, no dia 15, recomeça o ciclo “Cinema Brasil”, com a exibição de “Budapeste”, de Walter Carvalho.
* O ciclo, e as atividades do ano encerram com sessões nos dia 22 (“Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach) e 29 (“Peões”, de Eduardo Coutinho).
SIGA O SITÍO NO TWITTER
firma MJ esta de parabéns o que precisa agora é ampliar a rede de luz.