Artigos

A(s) preferência(s) dos homens – por Luciana Manica

Tecnologia, futebol e mulher, ou seria, futebol, cerveja e mulher? Que seja, a ordem dos fatores não altera o produto e ainda, qualquer mudança, no final dá sempre samba.

Adentrar em temas como esses me faz pensar no que meus pais me dizem: “tua escrita muito lembra o estilo de David Coimbra”. Quem diria, coisa que só pai e mãe conseguem ver (e imaginar).

Mas voltemos ao sexo, opa, ao samba. Não, à tecnologia. Em verdade, a tecnologia no futebol, mas antes devemos adentrar numa preliminar …. hummmm (?!?!?!) … quanto à origem do futebol, ora bolas! Diz a lenda que teria surgido na Inglaterra quando uma associação de rugby se separou, tendo o grupo remanescente fundado o The English Football Association, tornando-se a primeira associação inglesa de futebol em 1863.

Fiquei aqui imaginando, sacanagem desse crédito, porque os maias batiam um bolão bem antes de Cristo. Mas, talvez por serem mesoamericanos, devem ter ignorado esse fato na história do futebol. É uma lástima, pois os jogadores de hoje tinham muito a aprender com eles!! Naquela época davam a vida pelo time, literalmente: o capitão da equipe vencedora poderia decapitar o capitão do time oposto. Não tinha jogo mole!!

E a tal tecnologia? O futebol deve ter sido o esporte mais resistente quanto ao uso das tecnologias. Claro que as vestimentas evoluíram, os estudos em preparação física e médica (cirurgias fantásticas pouco evasivas, testes antidoping), avanço na recuperação de lesões e em algumas regras do jogo … mas apenas há poucos anos que se permitiu o uso de eletrônicos para auxiliar o árbitro.

Em 2014, o Brasil sediou a primeira Copa do Mundo com tecnologia na linha do gol (goal-line technology), aniquilando com os erros que o “juiz não vê”.

Mais, parece que o tal VAR veio para ficar!! Oi?! Explico: a sigla vem do inglês video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo, resumidamente, árbitro de vídeo. Veja bem, para assistir futebol, além de estudar as regras de impedimento, convém se atualizar nas novas nomenclaturas e coadjuvantes, afinal a Copa de 2018 vem aí!!

Com o VAR, espera-se que tenha menos teatro em campo e mais futebol. Acha que estou exagerando? Lembra das leituras labiais do Fantástico? Ahh, pois é, por que será que “os bonecos” passaram a falar com a mão na boca?

Mas esse Avatar, ops, VAR pode ser utilizado em apenas quatro situações, quando houver dúvida sobre: gol, pênalti, cartão vermelho e erro de identidade de jogador. Enquanto isso, na “sala de justiça”, ops (de novo), numa sala dentro do estádio, apenas o árbitro e seus assistentes poderão rever a imagem, ficando a decisão final a cargo do juiz.

Voltemos às preferências dos homens, quanto à cerveja: é unânime, de qualquer um!! Já quanto às mulheres, como eu digo, “de mulher já basta eu”. E minha semelhança com David (Coimbra) com esses temas todos (futebol, tecnologia, cerveja e mulher), uma só, “gremistas vencedores”, graças a Deus!

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que você vê aqui é uma reprodução da internet.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo