TOXOPLASMOSE. 40 dias após vazarem informações sobre o surto, os poderes públicos lançam campanhas
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
Exatos 40 dias após um documento da Secretaria Municipal de Saúde ter vazado e colocado em evidência o surto de toxoplasmose, o Poder Público deu início a campanhas de prevenção. Quem tomou a iniciativa foi o Legislativo com a propaganda (imagem acima) que começou a circular no Facebook na manhã desta segunda-feira (28).
A vereadora Cida Brizola (PP), que é médica, foi uma das primeiras a compartilhar a publicação da Câmara. Também coube a parlamentar divulgar, na noite de segunda, vídeo do Executivo com as formas de prevenção. Confira:
Até então, as dicas para a população eram divulgadas apenas via releases para a imprensa e em coletivas na presença de autoridades e profissionais de saúde. A ausência de uma campanha de prevenção já vinha sendo alvo de críticas nos bastidores da política local, conforme o site divulgou na semana passada (AQUI).
O mais recente Boletim de Investigação do surto foi divulgado na noite de sexta (25), pelo governo do Estado e pela Prefeitura. Segundo o documento, Santa Maria possui 1.116 casos notificados da doença, sendo que 460 foram confirmados, após contraprova, como positivos para a doença (35 gestantes). Outros 140 foram descartados e 166 seguem em investigação.
O boletim atualizado traz ainda dados referentes ao número de óbitos fetais. Até o momento, foram registrados dois casos em mulheres com 36 e com 28 semanas de gestação. Há ainda dois casos de aborto confirmados, ambos em fetos de 15 semanas.
Diz a lenda que o surto só acaba quando o Cladistone aprender que não é “toxospirose”, mas “toxoplasmose”…