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TRÂNSITO. Schirmer e Bisogno apresentam balaião de mudanças. E sepultam ao menos uma idéia de Medeiros

A sinalização de algumas mudanças na rótula das Dores já começou na terça, antes mesmo do anúncio oficial

Reconheço: são tantas, mas tantas, mas taaaaantas que torço para que ao menos os que as idealizaram e agora vão implantá-las as tenham decorado. O fato objetivo é que um balaião de mudanças será imposto ao trânsito de Santa Maria. E, como já digo desde sempre, não tenho a menor ideia se darão ou não certo. Mas aplaudo o fato de terem tomado uma atitude.

Ah, um detalhe que peguei (talvez o único, reconheço): pelo menos uma das medidas anunciadas pelo ex-secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros, foi sepultada: a inversão de mão na Astrogildo de Azevedo para que os ônibus urbanos deixassem a Professor Braga e, em vez da Acampamento, tomassem a Floriano Peixoto. Das duas uma, ou foi apenas uma ideia do secretário, que os técnicos rejeitaram e o atual titular concordou; ou os técnicos sugeriram e o atual secretário não topou. Talvez nunca saibamos.

Vamos fazer o seguinte: acompanhar a reportagem acerca do anúncio, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. E depois, lá embaixo, clicar no link sugerido – ali estão tooodas as medidas. Sugiro até que imprima, para facilitar a nossa vida (de motorista ou pedestre). A reportagem é de Maria Luiza Guerra. A seguir:

 “Prefeitura anuncia mudanças no trânsito para ordenar e melhorar o fluxo de veículos

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Cezar Schirmer e o secretário de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno, anunciaram medidas que serão adotadas no trânsito da cidade com objetivo de melhorar e ordenar o fluxo dos veículos e promover a segurança dos pedestres. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até março de 2011. No entanto, na tarde de terça-feira (21), uma equipe da Prefeitura já trabalhava nas modificações da rótula da Avenida Nossa Senhora das Dores.

Durante a entrevista, o prefeito justificou que nas últimas quatro décadas o número de habitantes aumentou consideravelmente e as administrações que se sucederam não projetaram grandes vias urbanas. “Para se ter uma dimensão do problema, atualmente, aproximadamente 600 veículos novos por mês circulam pelas ruas de Santa Maria”, exemplificou Schirmer. O prefeito também destacou que as ações são voltadas à coletividade, que deve se sobrepor aos interesses particulares. Neste sentido o prefeito justificou os novos espaços onde será proibido estacionar. “Vamos encarar este desafio com rigor”, sustenta.
O secretário Bisogno reiterou as observações do chefe do Executivo e afirmou que esta é a primeira etapa de um trabalho que será contínuo e que prevê ainda muitas modificações. Entre os locais onde haverá mudanças está o entroncamento da Alameda Buenos Aires, Avenida Nossa Senhora das Dores e Rua Euclides da Cunha; o entroncamento da Rua Euclides da Cunha com as Ruas Anibal Barão, Major Duarte e Tenente Miranda; o entroncamento da Rua Duque de Caxias com a Avenida Medianeira; a Avenida Rio Branco, entre as Ruas Manoel Ribas e Venâncio Aires; o eixo da Rua General Neto, Rua Riachuelo e Rua André Marques, entre a Avenida Nossa Senhora das Dores e Rua Henrique Dias.

Uma das modificações mais relevantes está no Centro da cidade, onde diversas linhas de ônibus, principalmente em horário de pico, ingressam na Avenida Rio Branco pela Rua Vale Machado. A partir do ponto de entrada do transporte urbano na Rio Branco, será demarcado um corredor de ônibus, que seguirá o já existente na Rua do Acampamento. Sendo que na frente da Catedral estará proibido o estacionamento de veículos.

Outra novidade é na Rua Duque de Caxias. A sinalização foi sincronizada a favor de quem vem da BR 158, ou seja, quem subir a Duque poderá fazer a conversão à esquerda para ingressar na Avenida Medianeira. Já quem estiver descendo a Avenida Medianeira e tiver que ingressar na Rua Duque de Caxias, terá que fazer o retorno no quarteirão, pegando à direita a Rua Serafim Valandro e logo…”

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8 Comentários

  1. @Pablo

    @Alex
    Meus caros comentaristas, como já citou o Pablo, os problemas do caótico trânsito de Santa Maria já existiam a muito tempo. O que se fez de 2001 a 2008? Vamos ver:……..???????!!!!. Hã?!? Apenas digo que o que sempre faltou em Santa Maria foi planejamento. Em dois anos queriam que fizessem o que não fizeram em oito?

  2. @Pablo
    É tapetão sim senhor!Porque que antes nunca alguns do vereadores que aí estão condenaram prefeitos anteriores que tinham apontamento do TCE?
    Tu acha que o Schirmer vai escapar do TCE? Só na SMOSU tem mais de 10 casos prá eles apontarem.
    Nós do PT naõ estamos com medo de 2012, somos oposição!
    Temos governos demais para atender, não será uma prefeitura que nos trará abalos!
    Já o PMDB Gaúcho tá na rua da amargura e não consegue se entender. hehehehehehe
    No transito o Poderoso Schirmer prometeu muito mais e melhor e o que apresenta agora?
    A solução virá com Marceeeeeeeelo Bisogno…faça-me o favor!!!!!!

  3. Essa questão do transito transcede qualquer governo, está certo que o governo municipal que tem a gerencia do transito na cidade tem a obrigação de tomar as iniciativas para fazer melhorias, mas esse “caos” não é culpa de Schirmer, Valdeci… Acredito que essas medidas vão amenizar muito a situação atual do transito, vamos torcer por isso e não cornetear! Quanto a reeleição do Schirmer acho que o medo está no lado de lá afinal não param de tocar no assunto, estão preocupados é?? Só não venham falar em ataque e tapetão aqui, não sejam hipócritas pois nunca vi um governo ser tão atacado nesse espaço aqui quanto o governo Schirmer, em relação ao “tapetão” ninguém tem culpa se o TCE não aprovou as contas do Valdeci e hoje ele está nessa situação, apesar de achar que nada vai lhe acontecer na câmara. É bem coisa de alguns darem o tapa e esconderem a mão e depois bancarem as vitimas.

  4. O Marco está certo, precisamos de grandes vias urbanas, já projetando o futuro.
    Acho que chega de colocarmos quebra-molas, proibirmos estacionamento e outras medidas que são apenas para o momento.Podem ser uma solução para 1 ano, 2 anos…mas não para o futuro.
    Precisamos de uma perimetral que tire o trânsito das avenidas Dores, Medianeira, Presidente e da região central e precisamos de outras avenidas, além das duplicações das faixas velha e nova de Camobi, BR158 entre o trevo do castelinho e a Uglione, Faixas de São Sepé e São Pedro.

  5. O Schirmer está com panico do passado, morre de medo de disputar a reeleição, agora o método é ataque e tapetão.

  6. “nas últimas quatro décadas o número de habitantes aumentou consideravelmente e as administrações que se sucederam não projetaram grandes vias urbanas”. E as administrações que sucederão a atual encontrarão quais novas grandes vias urbanas? Até agora, nenhum projeto de imediata ou futura intervenção efetiva na malha viária, e os núcleos urbanos que surgem apenas perpetuam timidos gabaritos, sem previsão de “grandes vias urbanas”. Projetos, muitos, mas implantação… Onde está a avenida perimetral prevista para o atual bairro Nossa Senhora de Lourdes? E a rua Alcides Brum, que ligaria as ruas Gaspar Martins e José Bonifácio, cujas obras foram iniciadas mas não tiveram continuidade? E a ligação das ruas Izidoro Grassi e Pedro Santini?

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