ELEIÇÕES 2018. Confira as duas mudanças na lista de nomes daqui à Assembleia e à Câmara dos Deputados
Semana passada, você leu AQUI a confirmação de que a Esquerda-Esquerda tem dois pré-candidatos e que, enfim, o número de concorrentes santa-marienses (e da Quarta Colônia) a deputado em outubro poderia estar fechado.
É. Poderia. Mas não está definido. Ainda não. O número ainda é o mesmo da semana passada, que se diga, mas os nomes, não. Tanto que a colega Jaqueline Silveira, do Diário de Santa Maria, informou sobre a dobradinha anunciada pelo PSL, com os nomes de Eloi Irigarai para a Assembleia Legislativa e Tatiane Marques à Câmara dos Deputados. Embora apoiados pelo partido na cidade, ele é forasteiro. Ela, sim, é da cidade. E é a primeira mudança de nome.
Mais: na madrugada de quarta-feira, o repórter do site, Maiquel Rosauro, dava conta (AQUI) da desistência de Deili Silva, do PTB – partido que, enfim, não terá mesmo nome local e se renderá aos forasteiros, em 7 de outubro. E esta é a segunda mudança. Também de nome. No caso, retirado.
Dito isto, vamos a uma nova atualização. Sempre é bom lembrar que são todos pré-candidatos. Os 27. A oficialização se dará nas convenções partidárias, cujo prazo para ser realizadas começa no dia 20 e termina em 5 de agosto. São, hoje, 11 concorrentes locais à Câmara dos Deputados e 16 à Assembleia Legislativa. 27. Por enquanto. A seguir, a relação, em ordem alfabética:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
André Domingues (PSDB)
Dieisson Calvano (PSD)
Francisco Harrisson (PMDB)
José Luiz de Moura Filho (PSOL)
Leonardo Klein (NOVO)
Manoel Badke (DEM)
Oséas Costa (PRB)
Paulo Pimenta (PT)
Tatiana Marques (PSL)
Tiago Aires (PC do B)
Werner Rempel (PPL)
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Alice Carvalho (PSOL)
Adão Lemos (Podemos)
Augusto Oxossi (PP)
Fabiano Pereira (PSB)
Giuseppe Riesgo (NOVO)
Jacques Eskenazi (NOVO)
Jader Maretoli (PRB)
João Chaves (PSDB)
João Kaus (PMDB)
Jorge Trindade (Rede)
Luci Duartes (PDT)
Luiz Carlos Fort (PR)
Marion Mortari (PSD)
Moacir Alves (Pros)
Roberto Fantinel (PMDB)
Valdeci Oliveira (PT)
PTB é o partido das confusões no ministério do trabalho, não é?
Pimenta provavelmente se reelege porque foi muito bem votado na última eleição, difícil cair a ponto de perder o cargo. Valdeci corre riscos. Fabiano tem chances porque pleiteia a AL e não a Câmara. Os demais juntam votos para a legenda.
Só Valdeci e Pimenta se elegem (re), talvez Fabiano também, pois o resto é o resto….