PARLAMENTO. Santa Maria com 21 edis. E o resto do Brasil com quase 8 mil a mais
O Brasil ganhará mais perto de 8 mil vereadores a partir de janeiro de 2013. As razões são duas. Uma é jurídica, a partir de decisão tomada pelo Congresso Nacional, mudando os critérios para os números de edis. Por conta dela, Santa Maria, por exemplo, voltará às 21 vagas anteriores a 2004.
Outra é o censo de 2010, por conta do qual alguns municípios se viram com população maior e, portanto, passaram a outra faixa, com mais vagas para os parlamentos comunais. Ah, e a boca do monte poderia ter até 23 vereadores – mas, para tanto, sua população teria que ser superior a 300 mil habitantes. Para saber mais, leia a reportagem de Marcelle Ribeiro, n’O Globo, reproduzida por Ricardo Noblat. Confira:
“Farra dos vereadores ganha novo capítulo…
… O aumento populacional verificado pelo Censo 2010, do IBGE, faz com que boa parte dos municípios brasileiros já esteja começando a articular um novo aumento no número dos vereadores, a partir de 2013.
Como a Constituição federal determina que a quantidade de representantes nas Câmaras municipais deve ser proporcional ao número de habitantes de cada cidade, o Brasil vai registrar uma explosão do número de vereadores daqui a dois anos: eles passarão de 51.992 para 59.708, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Ou seja, haverá pelo menos 7,7 mil parlamentares a mais já na próxima legislatura, após a eleição municipal de 2012. E, com isso, uma garfada ainda maior nos cofres públicos. Em 2013, a chegada desses oito mil vai coincidir com o reajuste salarial generalizado para os vereadores de todo o país…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
é engraçado quando se fala em garfada nos cofres publicos, pois a população em geral queria menos vereadores, mas na realidade e na minha opinião tinha que ter um vereador por bairro, para ai sim lutar pelas demandas daquele bairro, e outra coisa, quando se fala em garfada, a garfada foi dada quando diminuiram os vereadores, porque ai os recursos das câmaras continuaram os mesmos, os salarios dos vereadores dobraram, os numero de assessores aumentou, as regalias enfgordaram, seus gabinetes aumentaram, mas porque isso, poruqe diminuiu o numero de vereadores, mas o dinheiro para as camaras continuaram os mesmos, isso sim que foi garfada nos cofres publicos, tinham que mudar a constituição e diminuir os repasses para as camaras, ai sim ia ter algum retorno para os cofres, e mais ainda, tinha que diminuir estes salarios vergonhosos dos nosso deputados, vereadores etc. enquanto o povo vai ganha 540 reais um vereador nosso vai ganhar quase 10 mil. so rindo mesmo, duma piada de mau gosto.