ECONOMIA. Doutros entram no ano novo destilando mau humor. Que novidade!
O ano começou do mesmo jeito, na verdade, que em 2009. Os doutos do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central – que traduz a opinião deles no boletim semanal “Focus” -, destilam mau humor. Talvez nem tenham gostado do fato de sua previsão (do meio para o fim do ano passado, é verdade) de PIB de 7,5% (pouco mais, pouco menos) estar correta.
O fato é que, já na primeira segunda-feira de 2009, além de projetar um PIB mais MODESTO, acreditam em inflação bem acima da média estimada pelas autoridades econômicas.
Que coisa! Como adoram um vinagre no café da manhã, esses caras. Ah, para saber das primeiras palavras deles em 2010, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. A seguir:
“Projeção de analistas para a inflação oficial este ano chega a 5,32%
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam que a inflação oficial fique em 5,32% em 2011, indica o boletim Focus, divulgado hoje (3). A previsão anterior para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) era de 5,31%.
A estimativa está acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas dentro do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e, para isso, a instituição usa como principal instrumento de controle da demanda de bens e serviços a taxa básica de juros, a Selic.
Na expectativa dos analistas, essa taxa deve encerrar 2011 em 12,25% ao ano. Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano. O aumento da taxa deve começar este mês, na avaliação dos analistas. A expectativa é que a Selic suba de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC marcada para os dias 18 e 19 de janeiro…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.