CANDIDATOS. Bolsonaro, do PSL, pode ser primeiro Presidente militar eleito pelo voto direto em 72 anos
Do portal PODER350, por NAOMI MATSUI e NATHÁLIA PASE, com foto de Reprodução
Candidato à Presidência pelo PSL, o paulista Jair Bolsonaro, 63 anos, chega neste domingo (28.out.2018) ao 2º turno da eleição como o favorito para conquistar a faixa presidencial. Caso se concretize, Bolsonaro será o 1º militar eleito por voto direto em mais de 7 décadas.
O último foi Eurico Gaspar Dutra, eleito em 1942. Outros 5 militares governaram o país no período da ditadura militar (1964-1985), mas não foram eleitos pelo voto popular. Naquele período, vigorou no país 1 sistema em que 1 colégio eleitoral dominado pelos militares decidia quem comandaria o Brasil.
Natural de Campinas (SP), Bolsonaro concorre ao Planalto pela 1ª vez. Cumpre o 7º mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro. Tenta romper com a sequência de 6 pleitos vencidos por PT ou PSDB.
Em uma campanha marcada pela disputa de discursos nas redes sociais, Bolsonaro recusou os meios tradicionais de se promover durante a corrida.
Recusou ir a debates na televisão, criticou os veículos de imprensa consolidados e captou a maior parte de seus recursos por vaquinhas virtuais.
Mas a internet também foi uma pedra no sapato do candidato. Poucos dias antes do 2º turno, uma reportagem da Folha de S. Paulo afirmava que empresários pró-Bolsonaro contrataram empresas para disparar mensagens contra o PT. O militar rebateu as críticas e disse ser a maior vítima de notícias falsas.
O candidato passou o 2º turno encastelado em sua casa no Rio de Janeiro, parte por recuperação de uma facada levada durante ato de rua, parte por estratégia política.
Com 1 discurso antipetista, utilizou como slogan o “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, que mostra o tom conservador do candidato e o apelo ao público religioso, principalmente os evangélicos.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.