CIDADE. O encanto das bandas e fanfarras que desfilaram pela Rio Branco. Confira as vencedoras
Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Se no sábado (17), a chuva atrapalhou e fez com que os desfiles do 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras fossem transferidos para o Centro Administrativo Municipal (CDM), no domingo (18), o dia ensolarado permitiu que as delegações ocupassem o palco principal a festa: a Avenida Rio Branco, no Centro de Santa Maria.
O resultado final do campeonato, em suas diversas categorias (veja abaixo), foi divulgado por volta de 20h30min deste domingo. A Banda Marcial Polivalente, de Alegrete, conquistou o primeiro lugar como “Banda Marcial Sênior”, categoria com o maior número de delegações concorrendo (seis no total). Já a anfitriã do evento, a Banda Marcial Manoel Ribas, conquistou o segundo lugar na categoria “Banda Musical Sênior”.
O campeonato, promovido pela Federação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Febargs), teve apoio da Prefeitura de Santa Maria e encantou o público, formado por santa-marienses de todas as idades.
Para as amigas Elaine Lima Nascimento, 74 anos, e Carmen da Silva, 75, a emoção e as lembranças da juventude foram compartilhadas enquanto assistiam aos desfiles em um banco no canteiro central da avenida.
“Fomos alunas do Maneco (Colégio Estadual Manoel Ribas) e ver a banda passar me trouxe boas lembranças da minha época do estudante. Foi a coisa mais linda esse evento. A cidade precisa disso, precisa dessa alegria”, afirmou Elaine.
Encantamento compartilhado pela aposentada Carmen, ao relembrar a década de 1950, quando foi aluna do Colégio Manoel Ribas e desfilou com a escola durante as comemorações do Centenário de Santa Maria, em 1958.
“Sinto saudade da minha juventude. Sou apaixonada por bandas, fico encantada com as balizas (integrante que vai à frente da banda, fazendo evoluções e acrobacias), me emociono com as músicas”, contou Carmen.
ABERTURA NO CDM DESTACOU A ESCOLHA DE SANTA MARIA PARA SEDIAR O EVENTO
Durante a abertura oficial do 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul, realizada na tarde de sábado (17), no Ginásio C do Centro Desportivo Municipal (CDM), o prefeito Jorge Pozzobom demonstrou alegria pelo Município sediar, pela primeira vez, o evento.
“É uma grande satisfação para nós a oportunidade de trazermos esse festival, tão importante e que existe há quase 30 anos, para nossa cidade. Santa Maria recebe as delegações com carinho e a Prefeitura já está pensando em repetir essa experiência”, disse o prefeito.
O presidente da Febargs, Celio da Fontoura, agradeceu ao empenho da Prefeitura de Santa Maria e ao suporte oferecido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e de Cultura, Esporte e Lazer, em não medir esforços para que o evento fosse realizado na Cidade Coração do Rio Grande.
“Com certeza será um final de semana inesquecível para cada uma das 25 delegações, vindas de 18 cidades gaúchas. A Prefeitura assumiu o desafio de sediar o campeonato e aqui estamos, depois de quase 30 décadas”, concluiu Celio da Fontoura.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk destacou a importância de um evento de grande porte, como é o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, para a economia do Município.
“Recebemos 25 delegações, cada uma com cerca de 80 participantes, entre integrantes das bandas e familiares que acompanham. Essa visita movimentou a economia local em hotéis e restaurantes, isso para nós, é extremamente positivo, pois Santa Maria tem excelência em bem acolher”, enfatizou Ewerton Falk.
Participaram da abertura oficial do evento o vice-prefeito Sérgio Cechin; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella; a secretária adjunta da pasta, Marcia Teston; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk e o presidente da Associação dos Amigos da Banda Marcial Manoel Ribas, Reinaldo Azevedo. A vereadora Luci Duarte, Tia da Moto, representou o Poder Legislativo.
Resultados da 2º etapa (apresentações de domingo)
Categoria: Fanfarra Rítmica – Sênior
1º lugar: Banda Padre Francisco Garcia (São Borja)
2º lugar: Fanfarra Cesb (São Borja)
Categoria: Fanfarra Simples – Sênior
1º lugar: Fanfarra Comunitária Juniors (Uruguaiana)
2º lugar: Fanfarra Simp. Dr. Romário Araujo de Oliveira – Ciep (Alegrete)
3º lugar: Banda Otero Paiva (Guaiba)
Categoria: Banda Marcial Tradicional – Sênior
1º lugar: Banda Marcial Marechal Mascarenhas de Moraes (Rio Grande)
2º lugar: Banda Marcial Bento Dias (Camaquã)
Categoria: Banda Musical – Sênior
1º lugar: Banda Marcial Juliana (Porto Alegre)
2º lugar: Banda Marcial Manoel Ribas (Santa Maria)
Categoria: Banda Marcial – Sênior
1º lugar: Banda Marcial Polivalente (Alegrete)
2º lugar: Banda Marcial Monsenhor Gaustch (São Lourenço do Sul)
3º lugar: Banda Marcial dos Dragões (Rio Pardo)
Categoria: Banda de Concerto – Sênior
1º lugar: Banda Musical Imba (Bagé)
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.