CIDADE. Prefeitura festeja avaliação positiva máxima obtida pelo site oficial, pelo Tribunal de Contas do RS
Por MAURÍCIO ARAUJO (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A gestão eficiente, o comprometimento com a lisura no poder público e as ferramentas de controle garantiram à Prefeitura de Santa Maria a avaliação máxima no Relatório de Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O levantamento foi realizado durante o ano de 2018 utilizando parâmetros previstos em normativas que regulamentam a obrigatoriedade da divulgação de dados.
Conforme o Tribunal de Contas, o Município atendeu integralmente os 24 critérios fiscalizados – sendo 79 itens atendidos em sua totalidade. Dessa forma, a Prefeitura de Santa Maria cumpre, de forma efetiva, a Lei de Acesso à Informação (LAI). Destaca-se que só foi objeto da análise a transparência ativa, sendo as informações que estão disponíveis no site (imagem acima) sem que o cidadão precise solicitá-las.
Para chegar ao resultado de 100%, a controladora Geral do Município, Carolina Lisowski, explica que foi necessário um trabalho intenso, sério e eficiente, passando pelo cumprimento dos itens do Portal de Transparência até ao do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). O trabalho envolve todas as secretarias de Governo, que necessitam, obrigatoriamente, alimentar os dados.
Assim, com um Controle Interno forte, a Prefeitura de Santa Maria consegue fazer um acompanhamento mais efetivo, deixando, sempre, os dados atualizados à disposição da comunidade.
“Cumprimos 100% da legislação de Acesso à Informação, além de estarmos comprometidos com a transparência pública e com o controle social. O relatório mostra que a Prefeitura de Santa Maria garante aos seus munícipes todas as informações, deixando claro todos os seus atos”, destacou Carolina Lisowski.
Além do site da Prefeitura de Santa Maria, o Tribunal de Contas do Estado disponibilizou o Relatório de Transparência dos sites das prefeituras e das Câmaras de Vereadores de todo o Estado.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.