CIDADE. Prefeitura festeja avaliação positiva máxima obtida pelo site oficial, pelo Tribunal de Contas do RS

CIDADE. Prefeitura festeja avaliação positiva máxima obtida pelo site oficial, pelo Tribunal de Contas do RS

CIDADE. Prefeitura festeja avaliação positiva máxima obtida pelo site oficial, pelo Tribunal de Contas do RS - prefeitura-sitePor MAURÍCIO ARAUJO (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A gestão eficiente, o comprometimento com a lisura no poder público e as ferramentas de controle garantiram à Prefeitura de Santa Maria a avaliação máxima no Relatório de Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O levantamento foi realizado durante o ano de 2018 utilizando parâmetros previstos em normativas que regulamentam a obrigatoriedade da divulgação de dados.

Conforme o Tribunal de Contas, o Município atendeu integralmente os 24 critérios fiscalizados – sendo 79 itens atendidos em sua totalidade. Dessa forma, a Prefeitura de Santa Maria cumpre, de forma efetiva, a Lei de Acesso à Informação (LAI). Destaca-se que só foi objeto da análise a transparência ativa, sendo as informações que estão disponíveis no site (imagem acima) sem que o cidadão precise solicitá-las.

Para chegar ao resultado de 100%, a controladora Geral do Município, Carolina Lisowski, explica que foi necessário um trabalho intenso, sério e eficiente, passando pelo cumprimento dos itens do Portal de Transparência até ao do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). O trabalho envolve todas as secretarias de Governo, que necessitam, obrigatoriamente, alimentar os dados.

Assim, com um Controle Interno forte, a Prefeitura de Santa Maria consegue fazer um acompanhamento mais efetivo, deixando, sempre, os dados atualizados à disposição da comunidade.

“Cumprimos 100% da legislação de Acesso à Informação, além de estarmos comprometidos com a transparência pública e com o controle social. O relatório mostra que a Prefeitura de Santa Maria garante aos seus munícipes todas as informações, deixando claro todos os seus atos”, destacou Carolina Lisowski.

Além do site da Prefeitura de Santa Maria, o Tribunal de Contas do Estado disponibilizou o Relatório de Transparência dos sites das prefeituras e das Câmaras de Vereadores de todo o Estado.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *