MAMOGRAFIAS. Direção da Casa de Saúde revela preocupação com as faltas em exames na instituição
Por Prefeitura de SM e Tempórea Comunicação
A Casa de Saúde faz parte do movimento mundial do Outubro Rosa e realiza uma série de atividades durante o mês usado para alertar as mulheres sobre a necessidade de fazer exames de rotina no sentido de prevenir e obter diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença, na fase inicial, é assintomática, mas pode ser detectada por autoexame ou exames de imagem, como a mamografia, que resultam num índice de cura de 95% após o tratamento.
Durante todo este mês, estão ocorrendo ações capitaneadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital para alertar sobre o tema (confira a programação abaixo). Mensalmente, são disponibilizadas mais de 700 mamografias na Casa de Saúde pelo SUS por meio de equipamento moderno com tecnologia de ponta. Porém, a quantidade de ausências preocupa a instituição (veja quadro abaixo).
Em alguns meses, quase metade das mulheres não comparece ao exame, mesmo sabendo que o diagnóstico precoce é o que faz toda a diferença no tratamento. Além de negligenciar a própria saúde não comparecendo ao exame, a ausência prejudica a saúde financeira do hospital.
“Causa um prejuízo direto ao hospital porque a falta desses exames faz com que a Casa de Saúde não cumpra com as metas pactuadas em contrato com a Secretaria Estadual de Saúde. E isso impacta em descontos em relação aos valores que o hospital tem a receber”, afirma o administrador da Casa de Saúde, Rogério Carvalho.
“Inúmeros fatores levam o paciente a faltar ao exame. No que compete à Secretaria de Saúde, estamos fazendo todo o possível para evitar o absenteísmo. Mudamos o sistema de marcações. Agora, o médico solicita o exame e cai direto no Setor de Regulação e Marcação de Consultas e Exames. Além de funcionar diariamente, uma vez por semana, funciona em horário estendido e aos sábados pela manhã. A intenção é localizar de forma mais ágil os pacientes e informá-los do dia, do horário e do local da consulta com mais antecedência. A iniciativa começou em metade de setembro, e devemos sentir os resultados já ao fim deste mês”, explica o secretário de Saúde, Francisco Harrisson.
A mulher de qualquer idade deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o exame de mamografia, que é realizado na Casa de Saúde ou no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Dados nacionais
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excluídos os tumores de pele não melanoma. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
Programação
Atividades do Outubro Rosa na Casa de Saúde:
21 de outubro
13h – O grupo da Casa Vida fará uma ação na sala de espera do ambulatório da Casa de Saúde e da UPA
15h – Palestra Falando sobre Câncer de Mama, com o médico Antônio Caffarate Neves Silva, no auditório da Casa de Saúde
23 de outubro
14h30min – Cine Viagem sobre o Outubro Rosa com a equipe multiprofissional da Unidade Madre Madalena
28 de outubro
10h30min – Palestra Seja Rosa o Ano Todo, com o médico Rodrigo Meurer da Silva e a fisioterapeuta Andressa Caetano, no auditório da Casa de Saúde
30 de outubro
13h30min – Palestra com Aapecan, no auditório da Casa de Saúde
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.