CÂMARA. Quatro anos depois, Deili Silva quer nova CPI para investigar a situação dos cemitérios públicos
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Gabriel Leão/AICV), da Equipe do Site
Os cemitérios públicos municipais deverão se tornar alvo de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O pedido de formação do colegiado foi protocolado pela vereadora Deili Silva (PTB), na tarde de quinta-feira (24), com a assinatura de outros dez vereadores. O foco será apurar possíveis irregularidades na administração dos locais.
Entre novembro de 2015 e abril de 2016, a petebista também presidiu uma investigação sobre o tema. A primeira CPI demonstrou a desorganização do governo de Cezar Schirmer em gerir cinco cemitérios: Ecumênico, Campestre Menino Deus, Jardim da Saudade, Pau a Pique e São José. As principais falhas diziam respeito, sobretudo, à gestão financeira, de pessoal e manutenção.
“Apontamos várias irregularidades e acredito que nada foi feito. Vamos pegar nossas conclusões daquela CPI para ter um ponto de partida”, relatou Deili.
A nova CPI tem como fato determinado denúncias relativas a construções irregulares, vendas irregulares de lotes, violação de sepulturas e inexistência de efetivo controle administrativo de lotes.
“Acho que a situação já está demais. Como se faz para resolver? É partir desta questão que desejo trabalhar”, alega Deili.
O protocolo será analisado pela Procuradoria Jurídica do Parlamento e, se estiver nos conformes, a CPI deverá ser formada na próxima semana.
A tendência é que a comissão solicite uma vasta documentação para a Prefeitura neste final de ano e, a partir de março, realize visitas in loco e oitivas com os responsáveis pelo setor na Prefeitura.
Assinaturas
Além de Deili, o protocolo da CPI foi assinado por todos os vereadores de oposição e também por Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB), que faz parte da base do governo Pozzobom na Câmara. Confira a lista:
Adelar Vargas – Bolinha (MDB)
Alexandre Vargas (Republicanos)
Celita da Silva (PT)
Daniel Diniz (PT)
Deili Silva (PTB)
Jorge Trindade – Jorjão (Rede)
Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB)
Luciano Guerra (PT)
Marion Mortari (PSD)
Ovidio Mayer (PTB)
Valdir Oliveira (PT)
Edis querem holofotes por causa da eleição do ano que vem. Com um pouco de sorte a maioria não se reelege.
Não precisa desenhar. Se já aconteceu uma e não teve muito resultado, para quê outra? Alás, daqui 4 anos haverá outra? Sobre o mesmo tema?