Imagina só quando chegar ao plenário do Senado. Se quiser avançar, pensa no que acontecerá na Câmara dos Deputados. Agora, para fechar, tente adivinhar se é possível, em torno de qualquer proposta, atingir três quintos dos votos, nas duas casas do Congresso. Pooois é. Como chegar a isso, em se tratando de reforma política?
Agora, a realidade: ontem, por escassa margem, a Comissão do Senado que trata do assunto, se posicionou favorável ao voto em lista fechada na eleição parlamentar em todos os níveis. E mal e mal obteve a maioria dos votos. E já descontando as abstenções – que se manifestarão no plenário.
Bem, enquanto isso, há quem delire e suponha ser possível a reforma política. Repito: só mesmo um ou outro ponto (como o fim das alianças para os pleitos proporcionais) conseguirão, e olhe lá, obter aprovação. Ah, sobre o que aconteceu ontem, confira o que publica O Estado de São Paulo. A reportagem é de Andrea Jubé Vianna. Acompanhe:
“Comissão aprova lista fechada para eleição de deputados e vereadores…
… A Comissão Especial de Reforma Política no Senado aprovou nesta terça-feira, 29, a adoção do voto proporcional com lista partidária fechada nas eleições proporcionais, ou seja, para deputados federal, estadual e vereadores. A proposta obteve nove votos, contra sete que defendiam o voto majoritário para deputados, conhecido como “distritão”. A bancada tucana e o senador Pedro Taques (PDT-MT) se abstiveram.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) esclareceu que seu partido apresentará emenda para defender o voto distrital misto, com lista aberta (para os representantes dos distritos) e fechada (para os indicados pelos partidos), quando a reforma chegar ao plenário do Senado.
O líder do PT, Humberto Costa (PE), e a senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) encabeçam o grupo vencedor, favorável à manutenção do voto proporcional para deputados, porém com lista pré-ordenada, elaborada pelos partidos. O argumento dessa corrente é de que somente esse modelo seria compatível com o financiamento público das campanhas, defendido, principalmente, pelo PT e pelo PC do B…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.