BASTIDORES. O trio do MDB pronto para 2021, Fabiano com o coronavírus, a curtida do deputado Valdeci
MDB terá uma bancada renovada com estreia de Rudys e retorno de Tubias
Por Maiquel Rosauro
A bancada de vereadores eleita do MDB de Santa Maria, para a legislatura 2021-2024, esteve reunida em um almoço nesta terça-feira (24). O encontro, no restaurante Vera Cruz, contou com o atual presidente da Câmara, Adelar Vargas – Bolinha, Tubias Calil e Rudinei Rodrigues – Rudys.
Bolinha vai para o seu segundo mandato consecutivo, enquanto Tubias foi eleito para o cargo pela terceira vez. Sua primeira vitória nas urnas foi em 2004, reelegendo-se quatro anos depois. Além disso, tem em seu currículo passagens pela Prefeitura nas funções de secretário de Juventude, Esporte e Lazer, e de Infraestrutura, ambas durante a gestão de Cezar Schirmer (MDB).
Rudys foi a surpresa do MDB neste pleito. Ele concorreu pela primeira vez e foi o sexto candidato com mais votos entre todos os concorrentes.
“Com certeza seremos aliados potentes para juntos somarmos forças por uma Santa Maria melhor, inclusiva e produtiva”, postou Rudys em sua fanpage.
Confira a votação de todos os candidatos ao Parlamento (AQUI).
Isolado
O candidato a prefeito Sergio Cechin (PP) tem uma baixa importante nesta reta final de campanha eleitoral. O presidente do PSB, Fabiano Pereira, que abriu apoio ao progressista neste 2º turno, foi diagnosticado com covid-19.
Fabiano informou, via redes sociais, que está em isolamento e que se sente bem.
Curtiu
A jornalista Tatiana Py Dutra, filha da vereadora suplente para a legislatura 2021-2021 Maria Rita Py Dutra (PCdoB), publicou em seu perfil no Facebook os motivos que a fazem preferir o candidato Jorge Pozzobom (PSDB) ao Executivo de Santa Maria neste 2º turno. Destaque para uma pessoa que curtiu a publicação, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).
O PT de Santa Maria, oficialmente, orienta seus filiados e militantes a votarem branco ou nulo no domingo (29). Por outro lado, diversos nomes do partido manifestaram-se nas redes sociais abrindo voto em favor de Pozzobom, mesmo que a contragosto. O entendimento é de que o tucano não é alinhado ao bolsonarismo como Cechin.
Atentos, aliados de Cechin perceberam o movimento e resgataram um vídeo, registrado ano passado em uma igreja evangélica, onde Pozzobom diz que colocou Valdeci a correr de Santa Maria por uma diferença de apenas 226 votos nas eleições de 2016. O foco é conquistar os 31.843 votos computados a Luciano Guerra (PT) no 1º turno.
Escancarado está, nesta eleição a tucanada é o PT, a esquerda possível. Como prognosticado. Polarização de fim de campanha.
Partido orientou, mas quem acredita em vermelhinho é trouxa.