CÂMARA. Vereadores eleitos não chegam a acordo sobre o sorteio dos gabinetes à próxima Legislatura
Edis reeleitos não querem trocar de espaço. Decisão, agora, ficará para 2021
Por Maiquel Rosauro
2021 promete no Legislativo de Santa Maria. Uma prévia ocorreu nesta quarta-feira (23), após sessão ordinária. Os vereadores reeleitos e os futuros edis reuniram-se no Plenário para tratar da posse que será realizada em 1º de janeiro e, sobretudo, do sorteio dos gabinetes que serão usados pelos próximos quatro anos. Porém, não houve consenso.
Alguns dos novos vereadores desejam que o sorteio seja realizado entre todos os 21 parlamentares. Por outro lado, os reeleitos não querem correr o risco de trocar de gabinete.
A troca, de fato, não é um bom negócio para quem já atua na Câmara. Os gabinetes não têm o mesmo tamanho e alguns espaços que ficarão vagos são menores do que aqueles hoje usados por edis reeleitos.
Mudar de gabinete também envolve questões burocráticas. Seria preciso, por exemplo, atualizar cartões de visita com o novo número da sala e do telefone fixo.
Como não houve consenso sobre o sorteio incluir ou não os atuais inquilinos, a questão será resolvida apenas no início de 2021.
Posse
A cerimônia de posse será conduzida pelo vereador eleito mais votado, Alexandre Vargas (Republicanos). Apenas Vargas e o prefeito reeleito Jorge Pozzobom (PSDB) irão fazer pronunciamentos.
Após todos os eleitos assinarem o documento de posse, a cerimônia é encerrada e inicia-se a eleição da Mesa Diretora.
No Plenário, será permitida a entrada apenas de vereadores, prefeito, vice-prefeito, funcionários da TV Câmara, imprensa e o pessoal que atuará na solenidade de posse. Após a sessão, um assessor de cada parlamentar poderá ingressar no Plenário para fazer registros fotográficos.
Com tantas coisas mais importantes para discutirem na Câmara, nossos “bravos vereadores” preocupados com sorteio de gabinetes. Lamentável.
Começamos bem. Sucupira com coisas tão mais importantes a serem decididas…
Desperdício do dinheiro público. Troca da gabinete, troca da cartão, de linha telefônica, de sistema de computador, etc etc. Ainda 21 gabinetes até terminar tudo vai ser em Maio.
Gabinetes improdutivos. Sugiro disputarem espaços nos escombros do prédio da “nova” camara de vereadores, dividindo convivência com os morcegos e ratos que ali habitam.