![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/01/prefeitura-covid-1.jpg)
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Manuela Vasconcellos
A iniciativa do Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19 de Santa Maria é protagonista ao apresentar proposta para incluir categorias nos grupos prioritários a receberem a imunização. O prefeito Jorge Pozzobom protocolou a intenção na tarde desta quinta-feira (7), durante reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Conforme o documento, o pedido é para que trabalhadores da educação, guardas municipais e fiscais que atuam no combate à pandemia e pessoas com comorbidades, como HIV e tuberculose, também estejam incluídas nos grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.
“Apresentamos o planejamento estratégico de vacinação de Santa Maria e pedimos para que a proposta de inclusão das categorias no grupo prioritário possa ser avaliada pelo Estado e, então, ser levada ao governo federal. Trata-se de um trabalho conjunto dos servidores que confirma que Santa Maria já está organizada para a vacinação contra a Covid-19, fazendo com que o nosso Município seja pioneiro em demonstrar o planejamento ao Estado e à população local”, explica o prefeito Jorge Pozzobom, que participou da reunião acompanhado da primeira-dama, Janice Bogado.
“O Estado se diz tranquilo em verificar que o maior Município da Região Centro está organizado e prospectando cenários alternativos de vacinação em função de ainda não termos definições sobre o início da campanha de imunização. Essa logística garante força maior para dialogar com o governo federal”, reforça o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, referindo-se ao retorno da reunião que participou com Arita Bergmann.
Outra proposta inovadora apresentada foi a disponibilidade de Santa Maria se integrar aos municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) por meio do planejamento de vacinação da Covid-19. A ideia do Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19, representado na reunião pela responsável do Setor de Imunizações da Prefeitura, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, é poder ofertar apoio logístico e de capacitação de profissionais da saúde para representantes da região. Conforme a secretária estadual de Saúde, todas as propostas serão avaliadas.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI
Indigesto segue o guru Dória. Esconde as próprias deficiências no marketing pessoal. Obvio que vai dar em nada.