CIDADE. Vereador Adelar Vargas quer uma estátua para Paulinho Bilheteiro no Calçadão de Santa Maria
Paulo Rodrigues era conhecido por vender bilhetes de loteria na área central
Por Maiquel Rosauro
O vereador Adelar Vargas – Bolinha (MDB) protocolou nesta terça-feira (2) o primeiro projeto sugestão da atual Legislatura. A inciativa visa autorizar o Executivo a colocar uma estátua, busto ou herma (busto esculpido em que o peito, as costas e os ombros são cortados por planos verticais) em praça pública central, em Santa Maria, em homenagem a Paulo Neron Rodrigues – Paulinho Bilheteiro.
“Protocolamos a propositura com objetivo de homenagear Paulinho Bilheteiro, uma figura ímpar, personagem popular em Santa Maria. E nada mais justo que nossa cidade preste essa homenagem”, postou Bolinha no Facebook.
O projeto indica que a estátua deverá ser instalada no Calçadão Salvador Isaia. As despesas ficariam por conta da Prefeitura ou da iniciativa privada.
Paulinho morreu em 2013, aos 74 anos. Ele era conhecido por vender bilhetes de loteria no Calçadão e ainda por sua atuação como ator na Escola de Teatro Leopoldo Froes. Ele participou de diversas peças infantis dirigidas pelo teatrólogo e memorialista Edmundo Cardoso.
Entre as peças em que esteve presente estão: O Casaco Encantado (de Lúcia Benedetti, 1959); Pluft, O Fantasminha (de Maria Clara Machado, 1960); O Cavalinho Azul (de Maria Clara Machado, 1963); Maria Minhoca (de Maria Clara Machado, 1968); A Revolta dos Brinquedos (de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga, 1971 e 1972); Dona Patinha vai ser Miss (de Artur Maia, 1975 e 1976); Maroquinhas Fru-Fru (de Maria Clara Machado, 1978); Joãozinho anda pra trás (de Lúcia Benedetti, 1983).
Confira o projeto na íntegra (AQUI).
Só não sei se o Calçadão é o melhor lugar. Antigamente havia um concurso de escultura na aldeia. Depois espalhavam as estrovengas pela cidade, pura poluição visual.