Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo
Realizadores e realizadoras que quiserem candidatar seus filmes nas mostras do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) têm até segunda-feira (7) para fazê-lo, no site www.smvc.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento.
A organização aceitará produções concluídas a partir de 1º de janeiro de 2019 para a Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. Serão aceitos curtas-metragens de, no máximo, 25 minutos de duração (incluído os créditos), nas categorias Animação, Documentário e Ficção.
Tema
O tema do 14º SMVC é “Memória”, uma alusão a importância do audiovisual para a preservação do cinema santa-mariense e brasileiro. O tópico também remete à lembrança das mais de 400 mil vítimas do Covid-19 no Brasil.
“O cinema ajuda que pessoas, lugares, hábitos, relações e afetos não sejam apagados. Nossa presença fica registrada no audiovisual. E nós queremos refletir sobre nossa memória, o que estamos fazendo para mantê-la”, comenta o coordenador executivo do festival, Luciano Ribas.
Para o coordenador artístico, Luiz Alberto Cassol, o tema Memória “também fará com que façamos uma reflexão sobre o próprio caminho do festival e sua ligação com a trajetória do cinema de Santa Maria”.
Mostras competitivas
Os filmes selecionados para o 14º SMVC vão concorrer na Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e na Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região (voltada para trabalhos produzidos a até 70 km de distância da cidade Coração do Rio Grande).
O Júri Oficial premia com o Troféu Vento Norte os melhores trabalhos nas categorias Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Também receberão troféus os filmes eleitos pelo público, por votação popular.
Outros prêmios
Outras três distinções podem ser concedidas aos curtas que concorrem nas mostras competitivas: o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos; o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado em parceria com a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre justiça, juventude e prevenção, concedido em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
O festival
O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória.
Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. A partir de 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento é realizado de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.
O 14° SMVC é produzido com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. O festival é realizado pela Filmes de Junho Produtora, pela IdeiaAção Design e Planejamento e pela Padrinho Conteúdo e Assessoria.
Serviço
Inscrições para o 14° SMVC
Quando: de 17 de maio a 7 de junho
Onde: no site www.smvc.com.br
Fundação Eny apresenta
14° Santa Maria Vídeo e Cinema
Realização:
SMVC
Co-promoção:
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Organização:
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo
O 14° SMVC é um projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.
Santa Maria Nicho dos Nichos. Alás, aldeia é a ‘Cidade Cultura’, produção cultural tem que pagar ISS por aqui?