![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/07/prefeitura-cervejeiros.jpg)
Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Atenta a novas formas de fomento ao turismo local, a Prefeitura de Santa Maria promoveu uma reunião, na manhã desta segunda-feira (12), com representantes de cervejarias da região central do Estado para debater a situação do mercado e pensar maneiras de incentivar o desenvolvimento do setor. A reunião ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, no Centro Administrativo Municipal.
Entre as pautas abordadas, foram tratadas, principalmente, a promoção de eventos e estímulos ao crescimento do número de estabelecimentos legalizados nesse ramo. Além disso, começou-se a pensar na criação de um roteiro turístico sobre o produto cerveja em Santa Maria, com possibilidade de expansão para outras cidades próximas.
“A gente viu que há uma grande movimentação de cervejarias artesanais em Santa Maria e região. Então, chamamos alguns empresários do setor para entender a organização da cadeia produtiva e propor que tenham espaços de visitação ou construam roteiros para degustação de cerveja, por exemplo. Como Prefeitura, podemos ser parceiros dessas iniciativas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana.
Participaram da reunião o gerente de projetos de Turismo da Prefeitura, André Farias, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Jeferson Nunes, e os empresários do setor cervejeiro Daniel Ribeiro, Natália Cocco e Denys Coelho.
Avaliação
Para o empresário Daniel Ribeiro, da cervejaria Bartzen Bier, o setor tem um grande potencial de expansão na região central do Estado. Ele afirma que, com o avanço da vacinação e a possibilidade futura de retorno dos eventos presenciais, as empresas do ramo irão crescer, porque, além de engarrafar a cerveja produzida para comercializá-la, poderão voltar a vender o produto no contato direto com o público, em festas ou eventos ao ar livre, como ocorria antes da pandemia.
“É importante ter partido da Prefeitura o interesse em ouvir esse setor que está crescendo e gera empregos e renda no Município. Seria muito interessante também termos uma rota turística de cervejas para que possamos incentivar pessoas de outras cidades a visitar Santa Maria” diz Ribeiro.
O empresário Denys Coelho, da Zagaia Cervejaria, de Itaara, vai ao encontro da fala de Ribeiro. Ele também acredita que o setor cervejeiro tem um nicho forte para desenvolver o cenário turístico.
“Ainda temos muito a avançar nesse sentido. Todos podem fazer a sua parte. Incentivos do Poder Público já dão resultados em outros lugares. A iniciativa da Prefeitura de promover essa reunião é um demonstrativo de que ela quer nos ajudar”, comenta Coelho, que faz parte da Associação Gaúcha de Microcervejarias.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Santa Maria é onde engenheiro não vira suco, vira cerveja!