Setembro, o mês para celebrarmos o agronegócio em tons de verde, vermelho e amarelo – por Roberto Fantinel
Expointer: “é o verde, vermelho e amarelo que dão cor a nossa Esperança”
Uma injeção de ânimo, minha gente! Estamos vivendo a 44ª Expointer, um marco histórico para todos os gaúchos. Momento onde o setor primário veste a “farda gaúcha” para a retomada dos eventos presenciais e aquece, mais uma vez, a economia do Rio Grande do Sul.
Ainda não será nesta edição que reviveremos por inteiro o caráter festivo e de maior integração entre o público urbano e o mundo do campo, mas com o guarda-chuva na mão ou com o chapéu de palha na cabeça, o importante é vivermos a maior feira de agronegócio da América Latina.
A volta dos eventos presenciais no nosso Estado – respeitando os protocolos sanitários, nos causa grande alegria. É consenso que precisamos retomar a vida e, consequentemente, a economia. A pecuária é um dos pilares que garante à Expointer e a agricultura familiar, em sua maior e mais bonita vitrine, reaparece fomentando a valorização do pequeno agricultor. Muito além do que qualquer número de pessoas, animais e produtos a serem negociados, trago aqui a mensagem de superação que brota do campo.
A expressiva participação na “Expointer da retomada”, como está sendo chamada, é para nós, uma surpresa positiva, tornando a feira só por este simples fato, um grande sucesso. São 546 expositores espalhados pelos setores de máquinas, veículos automotores, artesanato e Pavilhão da Agricultura Familiar.
É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor, é onde tudo que se planta cresce e onde floresce o amor. O amor pela nossa bandeira, o amor pela bota e bombacha, pelo queijo colonial, o vinho e o churrasco. É amor que se ressignifica, com a chegada de bezerros e cordeiros.
É o verde, vermelho e amarelo que dão cor a nossa esperança. Esperança de retornamos, de abraçarmos, de superarmos uma pandemia e enfrentarmos juntos um novo amanhã. É o cheiro de Expointer que nos alegra e nos faz reascender a chama da confiança em nossos corações!
Meus amigos, estamos voltando. Aos poucos, com cuidado, felizes e prontos para avançarmos! Viva o agro, viva a vida!
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo, da entrada do pavilhão a Agricultura Familiar na Expointer, é de Felipe Dalla Valle, da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.
Vermelho dá esperança? Comunista! Ou talvez seja outra ideologia, o ‘boboalegrismo’.