Eleições 2012PolíticaSanta Maria

SEGUNDO TURNO. Impossível? Não. Mas fácil não será. O fato é que, creia, caiu o número de eleitores em Santa Maria

Da mesma forma que o número de filiados, o Tribunal Superior Eleitoral também atualizou, nesta segunda-feira, a quantidade de eleitores de cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Isso depois de ter esgotado o prazo para regularização dos que não votaram em pleitos passados.

O fato é que houve uma redução do número de santa-marienses alistados na Justiça Eleitoral. No levantamento anterior, relativo a março, e publicado neste sítio, estavam aptos a votar em Santa Maria 193.444 eleitores. Pois, agora, com os dados RECENTES (relativos à metade de abril) eles passaram a ser 192.522 – 88.736 homens e 103.786 mulheres, com 4.294 analfabetos e 1.246 menores de 18 anos.

Quase mil a menos em relação ao mês anterior, e idêntico número a mais a ser conquistado para que a cidade possa ter a possibilidade do segundo turno. Não é impossível, claro; mas fácil também não será chegar aos 200 mil, como pretende campanha liderada pelo jornal A Razão e pela Cacism (e que tem apoio deste sítio).

O que causou a redução foi o cancelamento de títulos. Que, no Rio Grande do Sul, chegou perto dos 50 mil títulos. A propósito, confira material publicado nesta segunda, no sítio do Tribunal Regional Eleitoral:

Mais de 45 mil títulos eleitorais são cancelados no RS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta sexta feira (6), o número total de títulos eleitorais cancelados em função de três ausências consecutivas a pleitos. Foram 1.395.334 cancelamentos em todo o país. Cada turno das eleições é considerado um pleito diferente. O dia 14 de abril foi o último para que os eleitores procurassem os cartórios eleitorais em busca de regularização.

No Rio Grande do Sul, foram cancelados 45.497 títulos. Mais de 48 mil gaúchos estavam com os documentos em situação passível de cancelamento – cerca de 94,3%, portanto, acabaram efetivamente eliminados. O número se aproxima da média nacional, que foi de 94,7% e está um pouco acima da média de cancelamentos dos últimos cinco pleitos no Estado, que fica em torno de 91%. Percentualmente, o Rio Grande do Sul foi o 7º Estado com menor índice em todo o país…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo