![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2022/02/leitos-cachoeira.jpg)
Por Viviane Souza / Prefeitura de Cachoeira do Sul
Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (17), nas dependências do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), a secretária estadual da saúde Arita Bergmann confirmou a manutenção dos 10 leitos extras de UTI (a serem convertidos de leitos covid para convencionais) para o HCB.
O compromisso foi assegurado durante o evento, com a assinatura da portaria que a titular da SES fez questão de formalizar nas presenças dos representantes da Provedoria do hospital, da Coordenação Regional de Saúde, da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde, assim como ao lado do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia, Gabriel Souza, intermediador da causa a pedido do secretário Marcelo Figueiró e da agenda para a vinda de Arita à cidade. A portaria que garante os 10 leitos, sendo seis via SUS, deve ser publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.
Em seu pronunciamento na audiência, a titular da SES destacou o empenho comunitário pela conquista das vagas para o tratamento intensivo e ainda reconheceu o HCB pelo nítido volume na entrega de serviços para Cachoeira do Sul e região.
“Foi um esforço conjunto, de muita preocupação com o futuro do cenário hospitalar com o corte da verba federal para esse serviço, tudo isso em plena disseminação da variante Ômicron e números recordes de positivados pela covid-19 em nossa cidade”, comemorou o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.
A mobilização comunitária, que envolveu além da casa de saúde, a SMS, Procuradoria Jurídica da Prefeitura e a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, teve um aliado importante desde o princípio, que foi o deputado Gabriel Souza, também presente no encontro desta quinta-feira.
“Saímos daqui satisfeitos que o governo do Estado entendeu a relevância deste pleito para a comunidade, pois uma região com 200 mil moradores não poderia ficar sem essas 10 vagas de UTI num momento como esse”, celebrou o parlamentar.
Quando dez leitos num hospital é destaque significa que o fim do poço ainda está longe. Ainda tem ‘ato’ com direito a foto. Pegar num cabo de enxada ninguém quer.