BASTIDORES. Projetos de reajuste dos servidores chegam à Câmara e o encontro de vereadores
Propostas do Executivo preveem acréscimos que variam de 18,89% e 21,05%
Por Maiquel Rosauro
De uma única vez, a Prefeitura de Santa Maria enviou para a Câmara de Vereadores quatro projetos de lei sobre o reajuste salarial dos servidores. Os projetos foram entregues pelo líder do governo na Casa, Givago Ribeiro (PSDB), em mãos ao presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT).
As propostas chegam ao Parlamento na semana seguinte à definição das comissões permanentes. O principal colegiado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é controlada pela situação.
As propostas preveem revisão salarial de 18,89% para servidores, aposentados, pensionistas, empregados públicos, bem como às funções gratificadas, cargos em comissão e agentes políticos. O percentual está baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e é resultado do somatório das revisões anuais de 2019, 2020 e 2021, anos nos quais os servidores não tiveram atualização salarial.
Os professores municipais, além da revisão de 18,89%, terão um reajuste de 2,16% no salário, totalizando 21,05%. As alterações englobam os servidores da ativa, os aposentados e os pensionistas.
As quatro propostas (uma para cada ano de revisão e outra para os 2,16% dos professores) estão marcadas como “(URGÊNCIA)” no site da Câmara.
Prefeitos e vereadores fora
Embora os projetos façam menção a “agentes políticos”, uma fonte do Site informou que a proposta não abrange prefeito, vice-prefeito e vereadores, apenas secretários municipais.
Para que prefeito, vice e vereadores recebam o reajuste é preciso aprovar um projeto separado de autoria da Mesa Diretora.
Recordar é viver
A última vez que os vereadores revisaram seus salários foi em junho de 2018. Este repórter estava na sessão, que ocorreu de forma rápida e sem alarde. Relembre AQUI.
Encontro regional
A Câmara de Vereadores de Santa Maria promoverá, na manhã desta quarta-feira (9), às 10h, encontro de vereadores da Região Central do Rio Grande do Sul. A reunião pública tem o objetivo de debater temas críticos na atualidade para as cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMcentro).
Estarão em pauta: os efeitos e impactos da estiagem, a situação dos contratos com a Corsan, o combate a covid-19 e, ainda, a coleta e destinação de resíduos sólidos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.