Por Gabriel Puhl / Prefeitura de Agudo
A reciclagem é um assunto presente na atualidade, não apenas pelas características econômicas, mas também pela questão ambiental e social. Exemplo disso é o projeto realizado pela Prefeitura de Agudo que reutiliza embalagens de leite e/ou suco (Tetra Pak) como mantas térmicas para casas de famílias em vulnerabilidade social.
“As casas que antes não possuíam forro agora passam a registrar temperaturas internas menores no verão e maiores no inverno, e também ficam protegidas contra goteiras e respingos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social de Agudo, Maria Rosangela Roubuste.
Nesta última semana, uma frente de trabalho realizou a aplicação das mantas térmicas em uma residência na localidade de Novo São Paulo, interior do município. A casa também recebeu outras melhorias estruturais, como a troca de telhado e aberturas.
“Estamos mobilizados para fazer um grande trabalho na área da Habitação, desde regularizações fundiárias até projetos que garantam dignidade às moradias”, destaca o prefeito Luís Henrique Kittel, que acompanhou a ação.
O projeto já atendeu três famílias, em diferentes regiões. Elas expressam unanimidade de opinião, estando satisfeitas com o ambiente após a instalação e relatam aumento da temperatura em dias mais frios e sua diminuição em dias mais quentes.
O material que é amplamente utilizado pela população, possui baixo valor comercial, e sua reciclagem é difícil e de custo muito elevado. A Prefeitura estima que já foram arrecadadas 3.000 caixas, com a comunidade.
O recolhimento das caixas de leite vazias é realizado de forma permanente, na sede da Secretaria de Assistência Social do município, localizada na Rua Theodoro Woldt, 951, ao lado da Praça da Emancipação.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.