CIDADE. Prefeitura inicia a avaliação de objetos de valor histórico, artístico e cultural do Clube Caixeiral
Também estão previstas intervenções para garantir a segurança de pedestres
Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), começou na terça-feira (26) o serviço de avaliação de objetos de valor artístico/histórico que estão no interior do prédio do Clube Caixeiral Santamariense. A análise dos materiais seguirá pelos próximos dias.
“Em um primeiro momento, achamos coisas muito importantes que contam a história da cidade. Álbuns de fotos, livros, atas de reuniões e outros registros que são parte de Santa Maria. Também tem móveis, com armários e mesas, que são antiguidades. Vamos seguir olhando tudo com calma e ir encaixotando os objetos de valor, histórico, artístico e cultural para, depois, retirarmos do local”, explica a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Além da avaliação de objetos, a Prefeitura realiza intervenções no prédio do Clube Caixeiral para garantir a segurança dos pedestres e a preservação da edificação histórica de Santa Maria. Na tarde desta terça-feira, a empresa BK Construções deu início à colocação de proteção no entorno do espaço, localizado no Centro de Santa Maria, que deverá ganhar tapumes nos próximos dias.
A definição foi alinhada em audiência judicial entre o Município e a Administração Judicial, já que o trabalho é necessário e o clube não possui verba para fazer as intervenções. Os recursos investidos pelo Executivo Municipal nesta etapa deverão ser ressarcidos pelo clube, conforme o acordo. O serviço é feito pela empresa BK Construções LTDA.
Inaugurado em 1926, o prédio do Clube Caixeiral Santamariense é tombado como patrimônio histórico do Município.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.