ELEIÇÕES. “Ainda tenho esperança de que o MDB não escreverá uma cena derrotista”, afirma Sartori
Presidente estadual, Fábio Branco, também se manifesta sobre convenção
Por Maiquel Rosauro
O ex-governador José Ivo Sartori (MDB) elevou o tom para a convenção estadual dos emedebistas, que será realizada na manhã deste domingo (31), às 8h30min, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Em publicação no Instagram, ele se posicionou de forma favorável à candidatura própria para o governo do Estado.
“Eu ainda tenho esperança de que o MDB/RS não escreverá uma cena derrotista no próximo domingo. Porque se abrir mão da candidatura própria, mesmo que ganhe, perderá. A história sempre cobra o preço do caminho mais fácil e pragmático”, disse Sartori.
O partido tem o deputado estadual Gabriel Souza como pré-candidato a governador, mas há pressão de lideranças nacionais da sigla para que a legenda aborte o plano e apoie a candidatura de Eduardo Leite (PSDB) à reeleição. O acordo passa pelo apoio dos tucanos à campanha da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República.
“Eu deixei claras minhas posições em todos os momentos. Porque acima dos cargos que ocupei, de vereador a governador, jamais perdi a alma de militante. Estimulei a renovação, mas não para expor o MDB a uma coadjuvação”, disse Sartori.
O presidente estadual do MDB/RS, Fábio Branco, também se manifestou nesta sexta (29). No Twitter, ele disse que respeita a direção nacional da sigla, mas reafirmou a candidatura própria ao Palácio Piratini.
“Respeito o @MDB_Nacional, mas a decisão sobre as eleições no Rio Grande do Sul será do @mdbrs15, como sempre foi. Reafirmo a candidatura própria ao governo do Estado. Vou convocar a Executiva para acionar nossas instâncias partidárias e deliberar o assunto”, postou Branco.
Respeito o @MDB_Nacional, mas a decisão sobre as eleições no Rio Grande do Sul será do @mdbrs15, como sempre foi. Reafirmo a candidatura própria ao governo do Estado. Vou convocar a Executiva para acionar nossas instâncias partidárias e deliberar o assunto.
— Fábio Branco (@fabiobrancors) June 29, 2022
O que também deve entrar na balança, na decisão de domingo (31), é a tradição do MDB. Apenas neste século, a legenda já governou o Rio Grande do Sul durante oito anos, com Sartori (2014 a 2018) e Germano Rigotto (2003 a 2006).
Até as pedras da Rio Branco sabem que o Gnomo é um candidato muito fraco.