Artigos

Foi no 20 de setembro – por João Luiz Vargas

“Não há povo no mundo que honre tanto suas raízes quanto o gaúcho”

“Mostremos valor, constância nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra”

O dia 20 de setembro é a data magna, sendo considerado feriado no Estado, tão importante pela sua história. À pedido do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho -, em 1995 propus a Emenda à Constituição número 41, que determinou o dia 20 de setembro como feriado estadual e não ponto facultative, como era até então.

Com a proposta, ficaram determinados como símbolos do Rio Grande do Sul a nossa bandeira, o nosso hino e as armas tradicionais. Desde então, a data unifica a comemoração farroupilha, valorizando ainda mais o movimento tradicionalista.

Na oportunidade, ainda propus homenagem ao TROFÉU NOEL GUARANI – O Troféu Vitória, entregue a Festivais Nativistas passou a denominar-se Troféu Noel Guarani; e DIA DO PAJADOR – Numa homenagem ao grande Jaime Caetano Braun, a data de seu aniversário, 30 de janeiro, tornou-se o Dia do Pajador.

O projeto é sob a ótica de que a partir da Revolução Farroupilha se estabelece e se identifica a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e ideais de liberdade e igualdade. Não há povo no mundo que honre tanto quanto o gaúcho as suas raízes, sua origem guerreira, trabalhador e orgulhoso de seus feitos.

Basta um olhar sobre CTGS espalhados pelo mundo que temos a certeza de que o gaúcho onde estiver continua a cada 20 de setembro reafirmando o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.

(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo