TECNOLOGIA. Secretária estadual vem à região e visitará “ecossistema de inovação”, inclusive em SM
Simone Stülp estará em Santa Maria na terça-feira. Confira a agenda oficial
Por Adriana de Sousa Figueiredo / Da Assessoria de Comunicação da SICT
A secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participará de uma série de eventos e reuniões com o ecossistema de inovação da região Central nesta segunda, terça e quarta-feira, dias 17, 18 e 19 de outubro. A agenda nas cidades de Santiago, Santa Maria e Cruz Alta inclui visitas a universidades, parques tecnológicos, empresas e prefeituras, com conversas sobre projetos executados com recursos do Estado.
O Rio Grande do Sul conquistou, na metade de setembro, o bicampeonato como estado mais inovador do Brasil, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. Para Simone, isso mostra que as ações e os programas desenvolvidos estão trazendo resultados positivos: “Tivemos também grandes eventos como o South Summit Brasil e o RS Innovation Agro, na Expointer, que contribuem para colocar o Rio Grande do Sul na posição de estado mais inovador”.
O programa Avançar na Inovação já aportou R$ 112,3 milhões em recursos para fomento de projetos de inovação, ciência e tecnologia em todo o estado entre 2021 e 2022. Na região Central, estão sendo investidos R$ 13,2 milhões, sobretudo com o intuito de aproximar as chamadas “quatro pás da hélice”: universidade, poder público, empresas e sociedade civil organizada. Durante a agenda oficial, Simone visitará alguns dos projetos.
Agenda
Santiago
Segunda-feira, 17/10
14h – Prefeitura Municipal de Santiago
15h – Centro Empresarial de Santiago
16h30 – Gabinete Reitor URI Santiago
Santa Maria
Terça-feira, 18/10
08h30 – Prefeitura – Recepção no Gabinete do Vice Prefeito Rodrigo Décimo
9h – UFN – Recepção no Gabinete da Reitora
9h30 – Tour aos Laboratórios de Nanobiotecnologia – Conjunto I
10h – Visita ITEC
10h45 – Tour aos laboratórios de Nutrição – Conjunto III
11h30 – Encerramento
14h – UFSM – Recepção com a Reitoria
14h30 – Visita e Apresentação AGITTEC
15h30 – Tour Parque Tecnológico UFSM
16h – Apresentação Parque UFSM
17h – Encerramento
Em 99% (numero ilustrativo) das areas o Brasil está uns 60 anos atrasado tecnologicamente. Compra tudo de fora, de televisão a medicamentos contra o cancer. Quando inovação virou moda (como sustentabilidade) todo mundo colocou uma plaquinha na frente ‘somos inovadores e sustentaveis’. Ou seja, para ingles ver.