MEMÓRIA. Um lutador que se despede. Movimento social da cidade, mas não só, perde Frederico Mayer
Aposentado da UFSM teve intensa participação na Universidade e fora dela
Colaboração de Fritz R. Nunes (com foto da rede social de Leonardo Botega)
Faleceu nesta quarta-feira, 19 de outubro, Frederico Mayer. Servidor aposentado da UFSM, Fred, como era mais conhecido, era formado em Enfermagem, atribuição que cumpriu ao longo de anos junto ao Hospital Universitário, mas também graduado em Medicina e, posteriormente, já aposentado, cursou História na UFSM, pelo simples motivo de querer ampliar seus conhecimentos na área de Humanas.
Frederico Mayer foi da diretoria da antiga Associação Beneficente de Servidores (ABS) da UFSM, entidade de classe que funcionava quando servidores públicos ainda não tinham o direito à sindicalização. Foi mais ou menos nessa época que Fred participou do grupo político que apoiou o professor Tabajara Gaúcho da Costa, que viria a se eleger reitor da UFSM, no final de 1989, levando-o para trabalhar na assessoria do gabinete.
Acima de tudo, Fred estava sempre disposto ao trabalho político e social. Deu muito apoio às associações de moradores da Fazenda Santa Marta (hoje Nova Santa Marta) e diversas outras de Santa Maria. No início dos anos 2 mil presidiu a União das Associações Comunitárias (UAC), atuando com grande desprendimento.
Torcedor colorado, militante apaixonado, Fred era pai da Silvia e do Flavio e marido da Sandra. Um grande apreciador de vinhos que adorava uma pescaria com amigos. Depois de sucessivos problemas de saúde, Frederico Mayer nos deixou. Apesar de ateu convicto- ele gostava de argumentar sobre a não existência de Deus a partir de leituras que fazia– Fred tinha um coração grandioso, como poucas pessoas. Vai fazer muita falta!
Em tempo: o velório começa apenas amanhã de manhã, às 10h30, nas capelas contíguas ao Cemitério Ecumênico Municipal, na avenida Liberdade, onde o sepultamento está marcado para as15h30.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.