Por Rodrigo Ricordi / Prefeitura de Santa Maria
Se o vento Minuano foi persistente na noite deste sábado (5), a música gaúcha foi muito mais forte com a apresentação das 12 competidoras da Fase Geral da 29 edição da Tertúlia Musical Nativista, na Praça Saldanha Marinho. Mesmo com o vento frio, o público de cerca de 500 pessoas, segundo a Guarda Municipal, não arredou pé até a divulgação das oito músicas classificadas para a grande final, que ocorre neste domingo (6), a partir das 20h, na praça.
Além das 12 músicas concorrentes, o público vibrou, dançou e cantou com Jorge Guedes e Família, que trouxeram grandes clássicos da música gaúcha para a Tertúlia. Cantando junto dos filhos, Jorge Guedes conversou com o público, chamou o grito sapucahy em coro da plateia que respondeu de acordo com a força da tradição do Rio Grande. Um dos momentos marcantes do show foi a participação de das cantoras Laura Guarany, filha do músico Noel Guarany, e de Luiza Barbosa, que foi finalista do programa The Voice Kids, da Rede Globo, em 2019, que cantaram o clássico da música latino-americana, composta pelo músico argentino Ramón Sixto Ríos, na década de 1940.
Público e músicos receberam com muita festa a divulgação dos finalistas. A música “Crioula”, de Vaine Darde e Matheus Alves, ficou em primeiro lugar na classificação geral. Em segundo lugar ficou a composição “Nota Ferida”, de Bruno Seligman de Menezes, Gujo Teixeira e Éverson Maré. Confira abaixo as oito classificadas para a final, que se juntam às duas vencedoras na fase local, “A Lenda das Visões”, de Cleber Brenner, Ovidio da Silva Mayer e Cleber Brenner, e “Lugar”, de Igor Tadielo e Pablo Cardoso.
Neste domingo, a partir das 20h começa a apresentação das músicas finalistas que concorrem aos prêmios da Tertúlia. O show de intervalo será do cantautor Mauro Moraes.
A 29ª Tertúlia Musical Nativista é uma realização da Prefeitura, do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul e da Estância do Minuano.
Classificação da Fase Geral
1 – Crioula
Letra – Vaine Darde
Melodia – Matheus Alves
2 – Nota Ferida
Letra – Bruno Seligman de Menezes e Gujo Teixeira
Melodia – Éverson Maré
3 – Quase amor
Letra – Cesar Gomes
Melodia – Guilherme Castilhos
4 – Entre o tango e saudade
Letra – Ângelo Franco
Melodia – Ângelo Franco
5 – Meu verso é assim
Letra – Djalma Corrêa Pacheco e Mauro Rosado
Melodia – Jean Carlo Godoy
6 – Santa Milonga
Letra – Mano Costa
Melodia – Mano Costa
7 – No mesmo mar
Letra – Bianca Bergman e Igor Silveira
Melodia – Piero Ereno
8 – Cerração
Letra – Giba Trindade
Melodia – Émerson Ismael Boca e Luciano Rodrigues
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.