A Corsan é de todos, não pode ter dono! – por João Luiz Vargas
Privatização, não: “a água é pública e vamos seguir lutando para que continue”
O Governo do Rio Grande do Sul está tentando antecipar o Natal este ano, com o leilão da Corsan marcado para o próximo dia 20.
Como ato em defesa da água pública, mais uma vez, milhares de pessoas se reuniram em Porto Alegre com objetivo de alertar o TCE os riscos da privatização.
Eu, com toda certeza, estive presente no centro histórico nesta quinta-feira, lutando junto com diversos manifestantes, servidores da Corsan e representantes de movimentos sociais, pela água pública.
O leilão foi anunciado no dia 29 de novembro, sem o aval do Tribunal de Contas. Conforme divulgado pelo Sindiágua, os números não batem quando se refere à cobertura de água e esgoto que a Corsan possui, além de dados técnicos que embasam os estudos feitos para barrar a privatização. É necessário e fundamental garantir maior transparência dos serviços oferecidos pela companhia.
Em meu pronunciamento, destaquei a importância de uma revisão criteriosa do TCE, para a suspensão do leilão.
A água é pública e vamos seguir lutando para que assim continue.
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.
Nota do editor. A foto (de Reprodução) é do ato público em defesa da água pública, que aconteceu nesta quinta-feira, 8, em Porto Alegre. Outras imagens podem ser encontradas AQUI, no perfil do Sindiágua no Facebook.
Agua é publica, tanto que é concessão municipal. Corsan ‘é de todos’, mas como a CEEE antes dela é muito mais dos servidores. Predio em POA para a direção (que tem agua fornecida pelo DMAE. Passivo trabalhista da empresa é bastante importante e ainda por cima milhares de processos que irao gerar mais passivo. Vale para qualquer empresa ou autarquia publica, ou corrigem os problemas ou qualquer hora a correção vem de fora. Alas, Vargas pode falar pelo municipio dele onde aparentemente não há problemas, esta preocupado com o governo do estado.