CULTURA. Mestre Severino é o responsável. Vem aí mais um Bloomsday em Santa Maria
Duvido que existe, em qualquer canto do território da boca do monte, sujeito mais apaixonado pela vida e pela obra de James Joyce, o irlandês autor de um dos maiores clássicos da literatura universal, “Ulysses”, que o professor Aguinaldo Severino, do departamento de Física da UFSM.
É do Aguinaldo, que, divergências político-ideológicas-e-etc à parte, considero meu amigo, a ideia de festejar aqui o Bloomsday. Que, diga-se, é um evento mundial. Faz não sei quantos anos que o mestre Severino (ou mestre Guina) se esfalfa para tornar um evento da necessária grandeza o Bloomsday. Imagino que esteja satisfeito. A coisa se agrandou. E muito.
Olha, por exemplo, o que acontece este ano, em promoção (a qual, certamente, o Aguinaldo comparecerá) da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, e que chega, em detalhes, através da assessoria de imprensa da dita cuja:
‘Bloomsday Santa Maria 2011 – A literary party [since 1994]
A CESMA, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, dentro das suas festividades de 33 anos convida a todos para comemorar o décimo oitavo Bloomsday em Santa Maria!
“Bloomsday: the day on which James Joyce’s masterpiece Ulysses is set”
Desde 1994, realiza-se em Santa Maria o Bloomsday, evento internacional que celebra a obra do escritor irlandês James Joyce, autor do “Ulysses”, publicado em 1922. O elo comum entre os simpatizantes envolvidos nestas comemorações é o esforço por relembrar os acontecimentos das aproximadamente 18 horas vividas pelos personagens do “Ulysses” no dia 16 de junho de 1904.
O objetivo principal do Bloomsday é a “promoção e a divulgação de James Joyce em ambiente não acadêmico”, através de leituras de poesia e prosa exibição de filmes, debates e discussão sobre o Ulysses e demais obras de Joyce. A 18ª edição do evento neste ano se desenvolverá em três momentos.
Na tarde de 16 de junho, a partir das 14h30 haverá leitura de trechos do Ulysses e discussão sobre sua obra de Joyce na CESMA. À noite, a partir das 18h30min, haverá o tradicional festejo literário no Ponto de Cinema, com leitura de várias versões de trechos do Ulysses. Na manhã do dia 17 de junho (sexta-feira), às 10h00, na sala 3223 do edifício 16, no Campus Camobi da UFSM, haverá a palestra de Caetano W. Galindo, tradutor de Joyce e professor da UFPR. Uma nova versão do Ulysses, traduzida por ele, será publicada em 2012. Com isto o português terá quatro traduções completas e distintas do Ulysses.
Veja abaixo a programação completa:
Quinta-feira, 16 de junho, 14h30min – 18h00min
Bate-papo sobre James Joyce, literatura irlandesa, Ulysses
Café da CESMA – Centro Cultural CESMA (desde 1978)
Rua Professor Braga, 55
Santa Maria / RS
0xx55 3221.9165, http://www.cesma.com.br
Quinta-feira, 16 de junho, 18h30min – 22h30min
Leituras de Ulysses, boa prosa, leitura de boa e variada poesia
Ponto de Cinema Bar (desde 1991)
Rua Ângelo Uglione, 1567
Santa Maria / RS
0xx55 3221.8800
http://www.pontodecinema.com.br
Sexta-feira, 17 de junho, 10h00min – 11h30min
Bloom foi dormir: Relato de um Ulysses concluído
Prof. Dr. Caetano W. Galindo – UFPR
Programa de Pós-graduação em Letras – UFSM
Centro de Artes e Letras
Linha de Pesquisa Literatura, Comparativismo, Crítica Social
Campus Camobi, prédio 16, Sala 3223
Sexta-feira, 17 de junho, Tarde.
Na sexta-feira a tarde o Prof. Dr. Caetano Galindo estará num bate-papo no CESMA Café.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Claudemir meu velho, como vais?
Grato pela divulgação e pelo registro carinhoso.
De fato foi uma grande festa este nosso Bloomsday. Acho que todo mundo aproveitou, tanto na CESMA a tarde, no Ponto de Cinema a noite e na manhã da sexta feira, no campus da UFSM, a presença do prof. Caetano Galindo (da UFPR) em nosso Bloomsday. Foi um privilegio contar com ele aqui. Tecnicamente o lançamento da última versão do Ulysses para o português, aconteceu por aqui nestes dias. Bueno. No ano que vem tem mais. Obrigado novamente pela divulgação. Abraços.
Claudemir o Aguinaldo não é só um dos mais entendidos na Boca do Monte e sim do mundo. Não sou eu quem digo são os entendidos.
Falando nisso, desejo que amanhã aí na tua, na minha, na nossa Santa Maria, a CESMA (que comemora 33 anos!!!) e depois o Ponto de Cinema, encha de gente para curtir o Bloomsday e o aniversário da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. Orgulho de tod@s os santa-marienses de nascimento ou de coração.
Parabéns mestre Guina!
Abração, Cassol