Por Rodrigo Ricordi / Prefeitura de Santa Maria
Se iniciam na segunda-feira (16) as inscrições para o edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio em 2023. Mais uma oportunidade para que artistas e produtores culturais do Município possam utilizar o Palco Centenário. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, vai disponibilizar 15 datas para apresentações artísticas com direito a cobrança de ingresso. A data limite para envio dos projetos é 20 de fevereiro, pelo e-mail [email protected]. Segundo o edital, o empreendedor cultural pessoa física deverá residir na cidade de Santa Maria e, se pessoa jurídica, estar estabelecido formalmente no município.
Segundo a secretária de Cultura, Rose Carneiro, o Theatro Treze de Maio é um Equipamento Cultural da Secretaria de Cultura.
“Temos, portanto, com a Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, um Termo de Permissão de Uso. Em contrapartida, a Secretaria tem o direito de uso do Theatro Treze de Maio para eventos de sua promoção, compatíveis com o determinado nesta Permissão de Uso, em um número de 30 datas anuais. Destas 30 datas, também já previstas no Termo, destinamos uma quantidade para um Edital de Ocupação, a fim de tornar esta utilização mais democrática. Neste caso, destinamos 15 datas. As outras são dos eventos da Secretaria de Cultura”, explica.
A secretária acrescenta que, anteriormente, essas datas eram destinadas sem critério, conforme solicitações que chegavam à Prefeitura ou à Secretaria de Cultura. Para ampliar e democratizar o acesso, o Termo de Permissão de Uso foi alterado e incluído o Edital.
Serão aceitas propostas de apresentações de circo, cultura popular, dança, música, teatro, tradição e folclore, artes transversais e outras manifestações artísticas e culturais. Ainda conforme o edital, serão selecionadas iniciativas prioritariamente não incentivadas em leis de incentivo à cultura e nem em editais de patrocínio direto. Mais detalhes, confira no edital.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.