DestaquePolítica

BASTIDORES. O que você precisa saber no retorno dos vereadores às sessões ordinárias, nesta quinta

Na pauta do dia consta a formação das comissões permanentes do Legislativo

Plenário do Poder Legislativo aguarda pelos parlamentares a partir das 15h desta quinta-feira (23) (Foto Maiquel Rosauro/Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

O ano legislativo na Câmara de Vereadores de Santa Maria inicia, na prática, nesta quinta-feira (23), às 15h, com a primeira sessão ordinária do ano. Finalizado o recesso parlamentar, é hora de lembrar quem é quem no jogo político santa-mariense.

Presidente

A Câmara volta aos trabalhos com Givago Ribeiro (PSDB) na presidência. O tucano foi eleito em 22 de dezembro do ano passado, em um pleito sem surpresas, por 13 votos a 8. Givago sucede a Valdir Oliveira (PT), que faz parte do mesmo grupo que controla o Poder Legislativo desde o início de 2022. 

Givago tem como vice-presidente Manoel Badke – Maneco (UB).

Os grupos

Não é uma tarefa simples entender as divisões políticas dos 21 vereadores de Santa Maria. De um lado está o Grupo dos 12, que congrega a oposição liderada pelo PT e a base do governo de Jorge Pozzobom (PSDB). Do outro está a oposição liderada pelo Progressistas, que reúne oito parlamentares. 

Há ainda o caso de Juliano Soares (PSDB), que está na base do governo tucano, mas não faz parte do Grupo dos 12.

No infográfico clique e arraste os ícones para visualizar as divisões da Casa:

Líderes

Até o início da tarde desta quarta-feira (22), não estavam definidos os líderes do governo e oposição. Em 2022, Roberta Pereira Leitão (PP) liderou a oposição e Givago assumiu a defesa do governo.

Comissões

O destaque da sessão desta quinta (23) será a formação das seis comissões permanentes da Casa. Com exceção do presidente, cada vereador deve participar, obrigatoriamente, de duas comissões:

Constituição, Justiça, Ética e Decoro Parlamentar – sete membros;

Orçamento e Finanças – cinco membros;

Educação, Cultura, Esporte e Lazer – sete membros;

Saúde e Meio Ambiente – sete membros;

Cidadania e Direitos Humanos – sete membros;

Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais – sete membros.

Brasília

Durante o recesso parlamentar, o vereador Ricardo Blattes (PT) anunciou sua licença do Parlamento para assumir o posto de diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, em Brasília, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu lugar, assumiu a suplente Helen Cabral (PT).

Brasília II

E não é só Blattes que rumou para o governo Lula. Também tomou o rumo do Palácio do Planalto o jornalista Fabrício Vargas, ex-chefe de gabinete de Marina Callegaro (PT). Vargas está lotado na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, chefiada pelo ministro Paulo Pimenta (PT).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Para um marciano que chegou agora até parece que o dinheiro gasto no Casarão tem algum retorno para a sociedade. Tem até nulidade já falando ‘Ainda bem que o Elefante Branco não ficou pronto porque daí podemos mimimi mimimi’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo