![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2023/02/maiquel-bastidores.jpg)
Por Maiquel Rosauro
O ano legislativo na Câmara de Vereadores de Santa Maria inicia, na prática, nesta quinta-feira (23), às 15h, com a primeira sessão ordinária do ano. Finalizado o recesso parlamentar, é hora de lembrar quem é quem no jogo político santa-mariense.
Presidente
A Câmara volta aos trabalhos com Givago Ribeiro (PSDB) na presidência. O tucano foi eleito em 22 de dezembro do ano passado, em um pleito sem surpresas, por 13 votos a 8. Givago sucede a Valdir Oliveira (PT), que faz parte do mesmo grupo que controla o Poder Legislativo desde o início de 2022.
Givago tem como vice-presidente Manoel Badke – Maneco (UB).
Os grupos
Não é uma tarefa simples entender as divisões políticas dos 21 vereadores de Santa Maria. De um lado está o Grupo dos 12, que congrega a oposição liderada pelo PT e a base do governo de Jorge Pozzobom (PSDB). Do outro está a oposição liderada pelo Progressistas, que reúne oito parlamentares.
Há ainda o caso de Juliano Soares (PSDB), que está na base do governo tucano, mas não faz parte do Grupo dos 12.
No infográfico clique e arraste os ícones para visualizar as divisões da Casa:
Líderes
Até o início da tarde desta quarta-feira (22), não estavam definidos os líderes do governo e oposição. Em 2022, Roberta Pereira Leitão (PP) liderou a oposição e Givago assumiu a defesa do governo.
Comissões
O destaque da sessão desta quinta (23) será a formação das seis comissões permanentes da Casa. Com exceção do presidente, cada vereador deve participar, obrigatoriamente, de duas comissões:
Constituição, Justiça, Ética e Decoro Parlamentar – sete membros;
Orçamento e Finanças – cinco membros;
Educação, Cultura, Esporte e Lazer – sete membros;
Saúde e Meio Ambiente – sete membros;
Cidadania e Direitos Humanos – sete membros;
Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais – sete membros.
Brasília
Durante o recesso parlamentar, o vereador Ricardo Blattes (PT) anunciou sua licença do Parlamento para assumir o posto de diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, em Brasília, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu lugar, assumiu a suplente Helen Cabral (PT).
Brasília II
E não é só Blattes que rumou para o governo Lula. Também tomou o rumo do Palácio do Planalto o jornalista Fabrício Vargas, ex-chefe de gabinete de Marina Callegaro (PT). Vargas está lotado na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, chefiada pelo ministro Paulo Pimenta (PT).
Para um marciano que chegou agora até parece que o dinheiro gasto no Casarão tem algum retorno para a sociedade. Tem até nulidade já falando ‘Ainda bem que o Elefante Branco não ficou pronto porque daí podemos mimimi mimimi’.