DestaqueRegião

DUPLICAÇÃO DA RSC 287. Aprovada proposta de Valdeci: audiência debaterá antecipação das obras

Ideia teve a aprovação unânime na Comissão de Assuntos Municipais da AL

Proposta foi apresentada por Valdeci, na abertura dos trabalhos da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira 

Debater o cronograma da duplicação da RSC-287 e buscar a mobilização das comunidades afetadas pelo pedagiamento da rodovia nos 208 quilômetros entre Santa Maria e Tabaí foram as propostas apresentadas, nesta terça-feira (28), pelo deputado Valdeci Oliveira na abertura dos trabalhos da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa em 2023.

O requerimento da audiência pública foi aprovado por unanimidade pelos 11 titulares presentes no encontro do colegiado. Segundo Valdeci, é inaceitável que entre Novo Cabrais e Santa Maria, uma cidade estratégica e a maior do eixo da 287, receba as obras somente daqui a duas décadas, apesar de os usuários locais já estarem pagando tarifas no deslocamento pela rodovia.

“Nosso objetivo é continuar o debate que temos feito desde 2021, quando começaram as tratativas e estudos para a duplicação. Somos favoráveis às obras, sem dúvida, mas discordamos do prazo que elas nos serão entregues, que será daqui a 23 anos. Uma criança que nascer hoje terá idade para votar, vai aprender a dirigir, tirar CNH e continuará pagando pedágio por uma obra que sequer iniciou. Isso é inviável, inaceitável e equivocado”, avaliou Valdeci durante fala em que sustentou a justificativa para a aprovação do requerimento.

“Lideranças políticas, empresariais e populares de Santa Maria e da Região Central estão reivindicando a antecipação desse prazo, tendo em vista que a cobrança de tarifas teve início em outubro do ano passado.  É impossível que em pleno século 21, uma empresa do tamanho da Sacyr (concessionária) não tenha condições de ter duas frentes de trabalho, uma por Tabaí, como já previsto, e um canteiro de obras em Santa Maria”, frisou o parlamentar, avaliando ser fundamental que um projeto como esse atenda e respeite ambas as partes.

Para a audiência pública, cuja data será definida nos próximos dias, serão convidados a participar representantes das prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios situados no trecho Santa Maria-Novo Cabrais, governo do estado, empresa Sacyr, TCE, Agergs, além de entidades empresariais e aquelas vinculadas aos agricultores da região.

Também foi aprovado que a Comissão de Assuntos Municipais solicite ao governo estadual cópia do contrato da concessão, para que seja feita uma análise mais profunda e detalhada dos termos que o compõem. “Vamos organizar essa audiência para que ocorra uma ampla participação de todos os segmentos envolvidos, já que o tema diz respeito ao cotidiano de milhares de pessoas”, acrescentou o deputado.

A pedido dos demais integrantes da CAM, a audiência também deverá ocorrer de forma híbrida, para que se amplie a participação de representantes das comunidades do interior.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo